Educação para humanização: aproximações entre os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p3-21Resumen
O objetivo deste artigo é buscar aproximações teóricas, tendo a educação para humanização como eixo, entre Paulo Freire e Edgar Morin, a fim de identificar fundamentos para a prática educativa. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com abordagem interpretativa e descritiva do tipo narrativo, que analisa focalmente as obras Os sete saberes necessários à educação do futuro (MORIN, 2000) e Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (FREIRE, 1996). O estudo ocorreu por meio de um processo recursivo, dialógico e relacional, possibilitando identificar noções conceituais e interdependências aproximativas e complementares entre os pensamentos desses autores. Percebe-se que ambos acolhem diversos fundamentos para uma prática educativa que leve em conta: a consciência de inacabamento, uma visão ética, a contextualização entre o local e o global, o diálogo, a esperança, a diversidade, a pluralidade, a compreensão, a tolerância e a complexidade da condição humana.
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