Modelo de professor – atribuições identitárias em políticas articuladas à Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v25n1p127-150Resumen
Este artigo, fruto de um estágio pós-doutoral na FEUSP, objetiva apontar
o modelo de professor das atuais políticas públicas educacionais. Para tanto,
discute as dimensões de docência que preconiza o alinhamento entre
a Base Nacional de Formação de Professores - BNC-FP, a Base Nacional
Comum Curricular – BNCC e o Plano Nacional do Livro Didático
(PNLD) e reflete sobre como isso interage nos movimentos identitários
do professor. A partir da análise do discurso, apresenta a percepção de
coordenadores de cursos de licenciaturas levantada em dois grupos focais
que incidiram sobre a formação de professores proposta no alinhamento
desses documentos. A análise revela perdas identitárias, fomentando
um modelo de professor “técnico”, constituindo um retrocesso no que se
conseguiu avançar ao longo do tempo na direção da formação de professores
como intelectuais, nunca totalmente alcançada.
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