IMPLICAÇÕES DO TRATAMENTO ESPIRITUAL NA SAÚDE DE FREQUENTADORES DE CENTROS ESPÍRITAS

UM ESTUDO QUALITATIVO

Autores

  • Carolina Roberta Ohara Barros e Jorge da Cunha Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Fabio Scorsolini-Comin Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v39n2pe2025-021

Palavras-chave:

Espiritualidade; Terapias Espirituais; Cura pela fé; Religião; Saúde mental

Resumo

A busca pela resolução de problemas de saúde pode compor planos e estratégias diversas. Para além dos sistemas de saúde existentes, o acesso moroso aos cuidados de saúde formais, aumenta a procura por cuidados de saúde tidos como populares, incluindo as instituições religiosas. O objetivo deste estudo é conhecer os efeitos de tratamentos espirituais relatados por frequentadores de centros espíritas brasileiros. Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido em dois centros espíritas do estado de Mato Grosso, no centro-oeste brasileiro. O tratamento espiritual consiste na frequência a três sessões de palestras e de Desobsessão, após a realização de uma entrevista inicial denominada Triagem Fraterna. Sobre os efeitos ou repercussões relatados pelos participantes, observamos menções a processos de recuperação de ordem física, mas principalmente relacionada à saúde mental. Os transtornos de saúde mental mais relatados com suposta melhora foram a ansiedade, estresse, ideação suicida, além do aumento de afetos positivos, e redução de afetos negativos. Efeitos mais rápidos que tratamentos formais (medicamentosos ou psicoterápicos) também foram considerados como algo positivo. Outra consideração relevante mencionada por vários participantes foi a importância do esclarecimento, proporcionando, assim, impactos de modificação de comportamentos e autogestão de emoções.

Biografia do Autor

Carolina Roberta Ohara Barros e Jorge da Cunha, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Fabio Scorsolini-Comin, Universidade de São Paulo

Doutor em Psicologia e em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2025-12-08

Como Citar

Ohara Barros e Jorge da Cunha, C. R., & Scorsolini-Comin, F. (2025). IMPLICAÇÕES DO TRATAMENTO ESPIRITUAL NA SAÚDE DE FREQUENTADORES DE CENTROS ESPÍRITAS: UM ESTUDO QUALITATIVO. Estudos De Religião, 39(2), e2025–021. https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v39n2pe2025-021