Na terra do Ororubá: a espiritualidade nos processos educativos na escola indígena do povo Xukuru

Autores

  • Wellcherline Miranda Lima
  • Sergio Sezino Douets Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.15603/er372169-188

Resumo

O estudo discorre sobre educação e espiritualidade do povo indígena Xukuru do Ororubá, situado no município de Pesqueira e Poção (PE). Como objetivo, busca-se compreender acerca dos processos educativos vivenciados em uma escola indígena, localizada no referido território, destacando a espiritualidade enquanto princípio educativo, com vistas à construção humana na sua integralidade. A abordagem teórica ancora-se em estudos realizados por Röhr (2012; 2013), Policarpo Júnior (2010) e Wilber (2012). Os estudos desenvolvidos por esses autores possibilitam o recorte epistemológico da pesquisa e, em vista disso, realiza-se a interpretação dos dados da pesquisa de campo. O estudo contribui para a área das Ciências da Religião, imbricado ao campo religioso brasileiro, à cultura e à comunidade indígena.

Downloads

Publicado

2024-06-20

Como Citar

Lima, W. M., & Vasconcelos, S. S. D. (2024). Na terra do Ororubá: a espiritualidade nos processos educativos na escola indígena do povo Xukuru. Estudos De Religião, 37(2), 169–188. https://doi.org/10.15603/er372169-188