Momentos do processo de secularização da educação no Brasil: da fusão à cisão

Autores

  • Gilson Ciarallo

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/er.v37n1p93-125

Resumo

Este artigo examina momentos do jogo de interações entre as esferas educação e religião no Brasil. Essas esferas se articularam numa movimentação peculiar em direção à secularização da educação nos fins do século XIX, instituindo o seu caráter laico. Quatro momentos são colocados em perspectiva considerando as influências mútuas entre essas esferas: fusão e monopólio, desmonopolização, diversificação e cisão. Reunindo informações de documentos produzidos pela Igreja e Estado, periódicos da época e estudos sobre essas configurações sociais, conclui-se que a esfera educacional autonomizou-se em relação à religião. Embora o ensino mantido por instituições religiosas tenha permanecido e se reproduzido, o processo de secularização da educação se efetivou, dando forma a uma composição social peculiar que ajuda a compreender a especificidade da experiência brasileira dentre as experiências de modernização no Ocidente.

Downloads

Publicado

2024-07-23

Como Citar

Ciarallo, G. (2024). Momentos do processo de secularização da educação no Brasil: da fusão à cisão. Estudos De Religião, 37(1), 93–125. https://doi.org/10.15603/2176-0985/er.v37n1p93-125

Edição

Seção

Dossiê: A reconfiguração do catolicismo no Brasil no contexto da secularização