Momentos do processo de secularização da educação no Brasil: da fusão à cisão
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/er.v37n1p93-125Resumo
Este artigo examina momentos do jogo de interações entre as esferas educação e religião no Brasil. Essas esferas se articularam numa movimentação peculiar em direção à secularização da educação nos fins do século XIX, instituindo o seu caráter laico. Quatro momentos são colocados em perspectiva considerando as influências mútuas entre essas esferas: fusão e monopólio, desmonopolização, diversificação e cisão. Reunindo informações de documentos produzidos pela Igreja e Estado, periódicos da época e estudos sobre essas configurações sociais, conclui-se que a esfera educacional autonomizou-se em relação à religião. Embora o ensino mantido por instituições religiosas tenha permanecido e se reproduzido, o processo de secularização da educação se efetivou, dando forma a uma composição social peculiar que ajuda a compreender a especificidade da experiência brasileira dentre as experiências de modernização no Ocidente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Estudos de Religião
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.