Fundamentalismo e Ensino religioso: por uma espiritualidade do encontro

Autores

  • Antonio de Lisboa Lustosa Lopes
  • Magno Carvalho Xavier

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/er.v36n3p183-197

Resumo

Neste texto, propomos uma reflexão acerca do fenômeno do fundamentalismo religioso contemporâneo e a necessidade de um Ensino Religioso plural e aberto, como é sugerido pela BNCC. Para isso, nosso trabalho terá três momentos: primeiro, analisaremos a origem do termo “fundamentalista” na modernidade e seus desdobramentos; em seguida, discorreremos sobre a proposta de Ensino Religioso contida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); e, por fim, apresentaremos a espiritualidade do encontro, isto é, o modo de vida pautado pelo diálogo e a abertura ao outro, como caminho de construção de uma sociedade mais fraterna. Em tempos de intolerância e fundamentalismo religioso, infelizmente tão comuns em nosso país e que se converte em vários tipos de violência dentro e fora da escola, o Ensino Religioso deve estar comprometido com uma espiritualidade do encontro, que aproxime as pessoas, independentemente dos seus credos e modos de vida.

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Publicado

2024-07-23

Como Citar

Lopes, A. de L. L., & Xavier, M. C. (2024). Fundamentalismo e Ensino religioso: por uma espiritualidade do encontro. Estudos De Religião, 36(3), 183–197. https://doi.org/10.15603/2176-0985/er.v36n3p183-197