Quando os vendilhões do templo são bem-vindos: as agências de viagens como intermediárias no consumo religioso das caravanas evangélicas para a Terra Santa

Autores

  • Miriane Sigiliano Frossard
  • Rebecca Quadros

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/er.v36n1p255-283

Resumo

As caravanas para a Terra Santa representam uma tradição que vem sendo continuamente reinventada por fiéis, agentes de viagens, governos e líderes religiosos que, ao evocarem a tradição, procuram trazer à tona um acervo de referências religiosas e práticas rituais acumuladas ao longo dos anos em torno das representações sobre a Terra Santa, ressignificando-as e utilizando-as para propósitos variados. Ocupando relevante papel nessa oferta de bens simbólicos, as agências de viagens se configuram como um importante intermediário entre o bem sagrado e o fiel, e, por isso, analisar o papel destas, em meio aos evangélicos brasileiros, enquanto intermediárias dos discursos, tradições e representações desse tipo de viagem, é o objetivo desse trabalho.

Downloads

Publicado

2024-07-23

Como Citar

Frossard, M. S., & Quadros, R. (2024). Quando os vendilhões do templo são bem-vindos: as agências de viagens como intermediárias no consumo religioso das caravanas evangélicas para a Terra Santa. Estudos De Religião, 36(1), 255–283. https://doi.org/10.15603/2176-0985/er.v36n1p255-283