A enunciação na semiótica visual, especialmente na pintura religiosa

Autores

  • Etienne Alfred Higuet

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/er.v35n2p9-35

Resumo

O presente artigo pretende mostrar como a teoria semiótica da interpretação de textos nos permite acessar à leitura de textos religiosos visuais e ao conhecimento que eles contêm e pretendem transmitir. A semiologia das imagens estuda as imagens como textos ou discursos e, no caso das imagens religiosas, como textos que remetem a outro texto, isto é, à religião como sistema de comunicação e elaboração de mensagens. Em consequência, as teorias da enunciação elaboradas em função dos textos linguísticos devem poder ser transpostas para a semiótica visual. Podemos encontrar nas imagens um correspondente analógico da enunciação linguística: a enunciação visual. Serão analisadas as modalidades pessoal, temporal e espacial da enunciação enunciada, com exemplos tirados da pintura religiosa ocidental.

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Publicado

2024-07-23

Como Citar

Higuet, E. A. (2024). A enunciação na semiótica visual, especialmente na pintura religiosa . Estudos De Religião, 35(2), 9–35. https://doi.org/10.15603/2176-0985/er.v35n2p9-35

Edição

Seção

Dossiê: Epistemologia das Linguagens da Religião

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