Imagens, sonoridades e identidades dinâmicas na Procissão dos Penitentes da cidade de Goiás

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v38n1p229-252

Resumo

O artigo apresenta uma leitura contextual da Procissão dos Penitentes realizada na Cidade de Goiás, antiga capital do Estado homônimo, em 2023, com realce para os processos de composição da identidade religiosa postos em curso. Para isso, apresenta, em primeiro lugar, a natureza da celebração em termos do catolicismo popular no Brasil, e sua exemplificação específica como componente da Semana Santa em Goiás. Em seguida, recorre a uma descrição de experiência a partir da vivência junto à manifestação religiosa em 2023, com registro de imagens e transcrição de sonoridades musicais pertinentes ao corpus ritual da celebração. Encerra-se com uma apresentação sumária de alguns dos indicadores das dinâmicas identitárias presentes no processo de reestruturação e realização da ritualidade, com destaque para os aspectos materiais que a determinam, às custas de modificações sensíveis em relação à sua prática originária.

Biografia do Autor

José Reinaldo Felipe Martins Filho, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás. Realizou estágio pós-doutoral, com bolsa CNPq, junto ao Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, atuando junto à Escola de Formação de Professores e Humanidades, em Goiânia, Goiás, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-11-11

Como Citar

Martins Filho, J. R. F. (2024). Imagens, sonoridades e identidades dinâmicas na Procissão dos Penitentes da cidade de Goiás. Estudos De Religião, 38(1), 229–252. https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v38n1p229-252