As estratégias de divulgação do Zen Budismo no Brasil:
um olhar sobre as colunas de Eduardo Basto de Albuquerque no jornal Notícias Populares (1976-1980)
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v38n2p230-256Resumo
O artigo objetiva apresentar como Eduardo Basto de Albuquerque, a partir de seu lugar como monge e historiador, construiu estratégias de divulgação do Budismo no Brasil por meio do jornal Notícias Populares. O recorte histórico refere-se aos anos de 1976 a 1980 em que Albuquerque publicou a coluna Budismo no jornal e realizou proselitismo religioso. A presença de uma religião como o Budismo no Notícias Populares suscita indagações acerca dos motivos que levaram a sua publicação, portanto, o periódico é abordado como documento histórico imbricado em escolhas políticas desde a decisão do que se publicar até a maneira com que foram ordenadas as notícias (LUCA, 2008). Do ponto de vista teórico, os textos de Albuquerque são abordados utilizando os conceitos de Michel de Certeau (2014), buscando demonstrar como a partir de uma posição institucional de monge, Albuquerque elaborou estratégias visando a normatização das práticas budistas para os leitores do Notícias Populares que, taticamente, reinterpretaram os textos. Espera-se demonstrar que embora parte da historiografia brasileira destaque o Budismo entre grupos intelectuais, de classe média ou nikkei, é possível perceber a presença da religião entre setores mais amplos da sociedade brasileira, entre os quais, os indivíduos que liam o Notícias Populares, isto é, sugere-se a hipótese de que a presença do Budismo pode ser mais profunda do que se têm apontado.
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