Quaternidade do sagrado e profano

A superação do niilismo moderno na vacuidade budista

Autores

  • Plínio Marcos Tsai

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v38n2p257-287

Resumo

Este artigo visa desenvolver uma possível solução para a dualidade entre as noções de sagrado e profano como característica do niilismo moderno e sua superação como se apresentada em uma perspectiva específica do pensamento de Mircea Eliade que é aquela da vacuidade budista, particularmente desenvolvida por Nishitani, monge budista, da Escola de Kyoto. Esta vacuidade budista se comunica, pelo budismo Ch’an (Zen), e seu fundamento na vacuidade do budismo indiano do Mahāyāna, o artigo busca também trazer os rudimentos da noção de que a superação do niilismo moderno passa necessariamente pelo diálogo (inter-)religioso de registros da religião desenvolvida no Ocidente europeu e no Oriente sino-nipônico. O percurso de pesquisa usa a filosofia da hermenêutica contemporânea da teoria da rede inter-relacional por ser um instrumento adequado em função da lógica relacional (anti-metafísica) que possibilita a atividade comparativa-reflexiva dos registros de conhecimento ocidentais e orientais. 

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Tsai, . P. M. . (2024). Quaternidade do sagrado e profano : A superação do niilismo moderno na vacuidade budista. Estudos De Religião, 38(2), 257–287. https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v38n2p257-287