Contribuições de Hinkelammert para a Educação em Direitos Humanos
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v38n2p48Palavras-chave:
Direitos Humanos, Educação em Direitos Humanos, Crítica à lei, Libertação, AntifetichimoResumo
Neste artigo, estuda-se as possíveis contribuições de Franz Hinkelammert à Educação em Direitos Humanos. Considera-se, para tanto, a Educação em Direitos Humanos que, baseada em uma lógica freiriana, se desenvolve sob a perspectiva da justiça, podendo ser analisada a partir da concepção e da estruturação de categorias críticas de análise dos direitos humanos conforme teorizadas por Hinkelammert. Embora Hinkelammert não tenha formulado diretamente sobre Educação em Direitos Humanos, este autor nos fornece um quadro teórico que ajuda a refletir sobre o tema, especialmente por meio de duas construções: uma mais direta, ajudando a entender o processo histórico de construção de uma compreensão hegemônica dos Direitos Humanos e outra pela possibilidade de articular teologia e critica econômica. Uma das principais argumentações é a crítica à lei, Hinkelammert resgata a crítica à lei de Marx, elaborando-a a partir da teologia crítica de Paulo de Tarso. Com isso, traçamos a possibilidade de organizar uma forma de conceber a Educação em Direitos Humanos a partir da perspectiva da justiça. Ressalta-se ainda, a aproximação do pensamento e denúncias críticas de Franz Hinkelammert à práxis educacional de Paulo Freire, um encontro que serve de inspiração para uma educação potencialmente humanizadora e libertadora, através de um viés antifetichista. O presente estudo é de caráter bibliográfico e de abordagem interdisciplinar.
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