POR UMA MISSIOLOGIA DECOLONIAL

UM GIRO NECESSÁRIO NO DEBATE DA MISSIO DEI

Autores

  • Marcio Divino de Oliveira UMESP
  • Blanches de Paula Centro Universitário Ítalo Brasileiro, UniÍTALO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v38n3p212-234

Palavras-chave:

pós-colonial, teoria decolonial, cristianismo, Igreja Metodista, missiologia decolonial

Resumo

A teoria decolonial, desenvolvida pelo Grupo Modernidade/Colonidade M/C. , e que tem influencias dos estudos pós-coloniais africanos e asiáticos, emerge como importante teoria epistemológica e metodologia teórico-analítica na atualidade.  Deste modo, tem sido utilizada por diferentes áreas do conhecimento para construção de saberes que ajudem na compreensão de seus campos de estudos. Afinal de contas, a teoria decolonial é uma teoria explicativa que permite compreender a lógica da colonialidade (poder, do saber e do ser) moderna capitalista eurocentrada que mantém um processo de dominação histórica sobre povos colonizados, sobretudo, no continente latino-americano e caribe. A presente pesquisa tem o objetivo de discutir a aplicação da teoria decolonial no campo da missiologia com vista a demostrar a relevância de uma práxis missilógica no século XXI. Para tanto, tendo como horizonte a pesquisa bibliográfica, faz a análise do Plano Nacional Missionário 2017-2021 da Igreja Metodista interrelacionando suas propostas com as teorias decoloniais.

Biografia do Autor

Marcio Divino de Oliveira, UMESP

Possui graduação em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (2001), graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004) e graduação em Pedagogia pela Uninove (2021). É doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2021), mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2007) e especialista (Lato-Sensu) nas áreas de: Psicopedagogia Institucional pela Universidade Gama Filho (2011); Metodologia do Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Goiás (2011); Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (2012); Gestão de Pessoas e de Projetos Sociais pela Universidade Federal de Itajubá (2013); Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá (2015); Mídias na Educação pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2016); e Educação Empreendedora pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2018).

Blanches de Paula, Centro Universitário Ítalo Brasileiro, UniÍTALO, Brasil.

Possui graduação em Teologia (1994) e Psicologia (1996) pela Universidade Metodista de São Paulo (1994), licenciatura e em Filosofia - Claretiano Centro Universitário (2021), mestrado (1997) e doutorado (2009) em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialização em Logoterapia com ênfase em educação pela Sociedade Brasileira de Logoterapia (2014). Pós doutorado em Teologia pela Candler School of Theology (Emory Atlanta, EUA 2016). Atuou como professora titular na pós graduação em Ciências da Religião, Psicologia da Saúde e no curso de graduação em Teologia e Psicologia. Coordenou o Lato sensu em Aconselhamento Pastoral e o Grupo de Pesquisa Teologia Prática e Aconselhamento na Universidade Metodista de São Paulo. É professora orientadora na Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial Frankliana - Sobral.

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Publicado

2025-03-12

Como Citar

Oliveira, M. D. de, & de Paula, B. (2025). POR UMA MISSIOLOGIA DECOLONIAL: UM GIRO NECESSÁRIO NO DEBATE DA MISSIO DEI. Estudos De Religião, 38(3), 212–234. https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v38n3p212-234