Mulheres, educação e religião: as interfaces do poder numa perspectiva histórica

Autores

  • Jane Soares de Almeida

Palavras-chave:

gênero; educação; religião; poder; desigualdade; feminismo.

Resumo

Este artigo procura analisar as relações entre gênero, educação e religião e sua convergên­cia com as expectativas sociais quanto ao sexo feminino. A religião representa o ponto nevrálgico para onde convergem as relações de poder estabelecidas no nível simbólico e no imaginário, por aglutinar a essencialidade da existência humana. A educação perpetua, de forma simbólica, as diferenciações de gê­nero, ao alocar no espaço escolar as expecta­tivas quanto ao desempenho de papéis sexu­ais. Dessa forma, as relações de gênero e o poder real e simbólico edificam-se historica­mente no conservadorismo e em limites es­treitos, gerando a perpetuação das desigualda­des entre os sexos

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Publicado

2025-01-07

Como Citar

Soares de Almeida, J. (2025). Mulheres, educação e religião: as interfaces do poder numa perspectiva histórica. Mandrágora, 13(13), 52–63. Recuperado de https://revistas.metodista.br/index.php/mandragora/article/view/1398