Ir al menú de navegación principal Ir al contenido principal Ir al pie de página del sitio

Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Directrices para autores/as

1. Normas para publicação

Para o envio de contribuições à Mandrágora, é necessário que as/os autoras/es se cadastrem na página da revista antes de submeter um artigo. Após o cadastro, seguir as instruções contidas no item "iniciar nova submissão". Caso já tenha se cadastrado ou já tenha publicado anteriormente na revista, basta acessar o sistema e clicar em "Iniciar Nova Submissão" e seguir os cinco passos do processo de submissão.

O artigo poderá ter entre 12 e 20 páginas (digitadas com entrelinha 1,5 fonte Times New Roman, corpo 12, margem 2,5 cm), incluindo as referências bibliográficas. Os artigos deverão ser inéditos e não estar, no momento, sendo objeto de apreciação por quaisquer outros meios de publicação impressa ou eletrônica. A página de rosto deverá conter título do artigo, nome da autora ou autor, um resumo (necessariamente entre 100 e 150 palavras em espaço simples) e três a cinco palavras-chave separadas por ponto e vírgula. Deve conter também o título, resumo e palavras-chave em inglês e em espanhol.

As resenhas de livros devem apresentar: nome da/do autora/autor do livro, título, cidade, editora, ano da publicação e número de páginas.  Os elementos de identificação da/do autora/autor da resenha serão registrados nos metadados, na submissão: filiação institucional, resumo da biografia e titulação máxima, e-mail, endereço para correspondênciaAs resenhas devem ser de textos publicados a não mais que cinco anos, sendo que em casos excepcionais, a equipe editorial poderá avaliar a relevância da publicação de resenha de textos mais antigos. A resenha deve ter até cinco laudas.

A fim de garantir o sigilo, para o caso de ser submetido para avaliação por pares, a identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção “Propriedades” no Word.  

1. Normas para citações, notas de rodapé e referências bibliográficas

Todas as citações devem ser claras, exatas, precisas e identificadas para facilitar à/ao leitora/leitor a localização da obra mencionada, caso deseje aprofundar-se nos estudos sobre o tema. Todas as fontes de ideias e trechos citados no trabalho devem ser referidas e constar das Referências Bibliográficas, ao final do trabalho. A referência à fonte deve seguir o seguinte padrão (AUTOR/A, Ano) ou (AUTOR/A, Ano, Página), indicando-se o prenome[1] e SOBRENOME, como nos exemplos: (Ivone GEBARA, 1991, p. 95); (Michel FOUCAULT, 1999, p.16).

As citações longas (com mais de três linhas) devem ser transcritas em bloco separado do texto, com recuo esquerdo de 4 cm a partir da margem, justificadas, com a mesma fonte do texto, em tamanho 11, espaçamento simples e SEM ASPAS.

As citações curtas (até três linhas) devem ser transcritas no próprio texto, com o mesmo corpo e COM ASPAS.

Se houver citação de mais de um título do mesmo autor e no mesmo ano, deve-se acrescentar uma letra após a data, tal como no exemplo: (Ivone GEBARA, 1991b, p. 32). Isto deve aparecer tanto na citação quanto nas Referências Bibliográficas.

Citações em língua estrangeira devem ser traduzidas e o original deve constar em nota de rodapé.

Notas de Rodapé

As notas de rodapé devem estar em corpo 10. Evitar excesso de notas de rodapé para não desviar a/o leitora/leitor do texto principal. A numeração no corpo do texto (remissiva) deve aparecer antes da pontuação.

Referências bibliográficas

As referências bibliográficas completas, quando houver, devem ser colocadas no final do texto e obedecer as normas da ABNT. Constam das referências apenas as obras mencionadas no texto. Seguem alguns exemplos:

 Livro:

SOBRENOME DA/DO AUTORA/AUTOR, Prenome. Título da obra: subtítulo. Número da edição se não for a primeira. Local de publicação: editora, data.

SAFFIOTI, Heleieth. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. 3ª. edição. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

Capítulo de livro:

SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Prenome. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO/A ORGANIZADOR/A, Prenome (org.). Título da coletânea. Número da edição, quando não for a primeira. Local de publicação: editora, data. páginas.

Artigo de periódico:

SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Prenome. Título do artigo. Título do periódico, volume, número da edição, páginas, data.

MUSSKOPF, André Sidnei. A relação entre diversidade religiosa e diversidade sexual: um desafio para os Direitos Humanos e o Estado Laico. Estudos de Religião, volume 27, n.1, pp. 157-176, 2013.

Documentos eletrônicos:

SILVA, I. Pena de morte para o nascituro. O Estado de S.Paulo, São Paulo, 19 set. 1998. Disponível em: <<http://www.providafamilia.org/pena_morte_nascituro.htm>. Acesso em 29 set. 1998.

Trabalhos apresentados em congressos:

SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Prenome. Título do artigo. In: NOME DO CONGRESSO OU SIMPÓSIO, número do congresso, ano de ocorrência., cidade onde se deu. Anais... Local de publicação: editora, data. Páginas.

Dissertações e teses:

SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Prenome. Título da dissertação/tese. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado) - Nome da Faculdade, Cidade, ano.

SANTOS, Odja Barros. “Outro gênero” de igreja: um estudo sobre a prática comunitária de leitura popular e feminista da Bíblia. Tese (doutorado) – Escola Superior de Teologia. São Leopoldo/RS, 2019.

Texto em jornal de notícia impresso

SOBRENOME, prenome. Título da reportagem. Título do jornal em itálico, Cidade, Estado, dia, mês (três primeiras letras com exceção abril e maio), ano, sessão, página.

PIERUCCI, Antonio Flávio. Cadê nossa diversidade religiosa? Folha de São Paulo, São Paulo, SP, 29 dez., 2002, Caderno A, p. A3.

Referências da Internet:
Livro ou artigo na internet

Após a citação completa do livro ou do artigo, conforme as normas já indicadas acima, deve-se acrescentar: Disponível em:<...>. Acesso em: dia mês abreviado e ano.

FOUCALT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 20ª. Edição. Petrópolis: Vozes, 1999. Disponível em <http://comunicacaodasartesdocorpo.files.wordpress.com/2013/11/foucault-michel-vigiar-e-punir.pdf>. Acesso em 15 mai 2014.

Notícias na internet

Título da notícia. Nome do site em itálico. Disponível em <endereço da página>. Acesso em

dia, mês abreviado (três primeiras letras com exceção de maio e abril), ano.

Sob comando do PT, comissão interrompe ações de Feliciano. Folha de São Paulo. Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/156143-sob-comando-do-pt-comissao-interrompe-acoes-de-feliciano.shtml>. Acesso em 14 mar. 2014.

Figuras e tabelas

As figuras (quadros, lâminas, plantas, fotografias, gráficos, organogramas, esquemas, desenhos e outros) devem aparecer no local exato do texto e sua identificação deve aparecer na parte inferior, precedida da palavra Figura e seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa e da fonte, se necessário.

Embora esta norma não seja contemplada pela ABNT, as publicações feministas mais recentes têm adotado esta forma de citação a fim de visibilizar a produção acadêmica feminista. Como critério de equidade solicita-se a indicação de prenome, seja de mulheres ou de homens, em todas as citações.

Aviso de derechos de autor/a

Estou ciente que através da submissão voluntária de meu texto ao corpo editorial da Mandrágora – Revista de Estudos de Gênero e Religião, editada pela Universidade Metodista de São Paulo  – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, estou concedendo à mesma a autorização de publicar o respectivo texto na Revista a título não oneroso e declarando a originalidade do texto e sua não submissão simultânea a qualquer outro periódico, em meu nome e em nome das/dos demais co-autoras/es, se eventualmente existirem. Reitero que permaneço como legítima/o titular de todos os direitos patrimoniais que me são inerentes na condição de autora/autor. Comprometo-me também a não submeter este mesmo texto a qualquer outro periódico no prazo de, pelo menos, um (1) ano a partir da data de publicação do texto. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso acarretará em infração e consequente punição tal como prevista na Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).

Declaración de privacidad

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Secciones de la revista

Artigos

Política padrão de seção

Parte I - História, Gênero e Religião

Parte II - Violência, Gênero e Religião

Dossiê “Gênero, Religião e Laicidades”

Dossiê: Religião e política: as mulheres encurraladas

Dossiê: Gênero e justiça social nas tradições budistas

Dossiê: Budismo e gênero: diálogos e pluralidades

Dossiê: Teologia feminista: perpectivas de análise

Resenha

Apresentação

Dossiê: Instituições religiosas, direitos e diversidade sexual: uma apresentação 

Dossiê: Relações de religião e gênero no contexto da pandemia: desafios e sensibilidades de uma conjuntura complexa

Outros temas

Dossiê: “Educação, Cultura e Religião”

Entrevista

Homenagem à Maria José Rosado Nunes

Expressões Artísticas

 

 

Dossiê: “Feminismo descolonial e religião: debates e aproximações do campo religioso”

Editorial

Resenha do Dossiê

Introdução

Espiritualidade

Autor/as

Anexo

Notas editoriais

Experiências

Comunicações

Informes

1 - Epistemologia e Teologia Ecofeminista

II - Ecofeminismo e Cultura

III - Ecofeminismo: crítica e desafios

I - Direitos reprodutivos e cidadania

II. Práticas reprodutivas de mulheres e a igreja: uma história de controvérsias

I - Direitos reprodutivos e cidadania

II. Práticas reprodutivas de mulheres e a igreja: uma história de controvérsias

III - Ética feminista, desejo e culpa

Resenha - Parte I

I - Teologia e Bíblia

II - Religião Afro-Brasileira

III - Religião e Cultura Indígena

IV - História da Mulher

V - Gênero e Raça

VI - Documentação

I - Sociedade Ética e História

II - Bíblia e Teologia

I - Gênero e o Sagrado

II - Ética e Gênero

III - Teologia e Bíblia

I - Ética, psicanálise e homossexualidade

II - Posturas religiosas diante da homossexualidade

III - Bíblia e homossexualidade

Resenhas