A DOR ALÉM DO PARTO

SIGNIFICADOS DE VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA PARA GESTANTES E PARTURIENTES

Autores

  • Lídia Brelaz da Silva
  • Tatiana Machiavelli Carmo Souza UFCAT

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v33.pe2025-008

Palavras-chave:

violência obstétrica; parto; puerpério; gestação.

Resumo

O ciclo gestacional é um período singular na vida das mulheres e de seu grupo de convivência, contudo, muitas vezes marcado por desinformação e violência. A pesquisa teve como objetivo investigar as percepções de parturientes acerca dos significados da violência obstétrica vivenciados durante o ciclo gravídico-puerperal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Foi realizada pesquisa qualitativa, com uso de entrevistas, juntamente a seis mulheres que passaram por parto no SUS em um município do sudeste goiano. A análise dos dados pautou-se nos Núcleos de Significação a partir da compreensão dos sentidos representados no discurso. Foram identificadas vivências de violências físicas e subjetivas no ciclo gravídico-puerperal que incluíram atendimento não humanizado, silenciamento frente à dor e a episiotomia sem consentimento. Essas violências estavam relacionadas às relações estabelecidas entre equipe de saúde e pacientes, a estrutura do sistema de saúde pública e modus operandi dos/as profissionais.

Biografia do Autor

Lídia Brelaz da Silva

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia/MG. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Catalão.

Tatiana Machiavelli Carmo Souza, UFCAT

Doutorado em Programa de Pós-graduação em Serviço Social pela Unesp/Faculdade de História, Direito e Serviço Social, Brasil(2012) Docente da Universidade Federal de Catalão , Brasil.

Downloads

Publicado

2025-09-04

Como Citar

Brelaz da Silva, L., & Machiavelli Carmo Souza, T. (2025). A DOR ALÉM DO PARTO: SIGNIFICADOS DE VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA PARA GESTANTES E PARTURIENTES. Mudanças: Psicologia Da Saúde, 33, e2025–008. https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v33.pe2025-008