Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Observação: a não observância das exigências formais pela Mudanças em Psicologia da Saúde cuminará na rejeição do texto submetido.

Mudanças em Psicologia da Saúde adota as normas da APA – American Psychological Association (7ª edição). Deste modo, todos os textos enviados, deverão ser digitados em formato Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento de 1,5 entre as linhas, em todo o texto, alinhamento justificado, sem espaço entre os parágrafos. A configuração da página com formatação de 3 cm para a margem superior e esquerda, e de 2 cm para a margem inferior e direita, em papel A4 (21 cm x 29,7 cm), em orientação “retrato”. Os parágrafos devem ser recuados na primeira linha em 1,25 cm. Deve-se usar apenas um lado do papel, com todas as páginas numeradas, incluindo a do título. O recurso “nota de rodapé” só deve ser empregado em casos relevantes e que não caibam na sequência lógica do texto. Os artigos estão limitados a 25 páginas.

Tabelas, gráficos e desenhos não podem ocupar mais de 25% do total do artigo, devendo ser colocados no próprio corpo do texto e ser numerados com algarismos arábicos.

 

  • folha de rosto personalizada, contendo título pleno em português, título pleno em inglês, título pleno em espanhol e dados dos autores;
  • folha contendo resumos e palavras-chave: todos os originais devem conter uma página com três resumos de mesmo teor, em português, inglês e espanhol. Caso o manuscrito seja originário de outro idioma que não esses, deverá conter também o resumo na língua de origem. Os resumos devem apresentar os trabalhos com clareza, identificando seus objetivos, metodologia e conclusões. Devem conter entre 120 e 150 palavras. As palavras-chave, expressões que representam o assunto tratado no trabalho, devem ser de três a cinco, separadas por ponto e vírgula, nos idiomas dos resumos.
  • Entrevistas devem conter, em nota de rodapé, os dados que apresentem o entrevistado, o local e a data da entrevista.

 

Citações:

Citações indiretas:

Devem vir acompanhadas do sobrenome do autor e data da publicação entre parênteses. Ex.: (Lévy, 2001).

Obs.: havendo duas ou mais obras citadas do mesmo autor e ano, indicar, após a data, a letra “a” para a primeira e a letra “b” para a segunda citação, e assim sucessivamente. Ex.: (Bock, 2025a) (Bock, 2025b).

 

Citações diretas, ou textuais:

  • Citações curtas (menos de 40 palavras) são inseridas no texto, entre aspas, acompanhadas do sobrenome do autor, data da publicação e página, entre parênteses.
  • Citações longas (mais de 40 palavras) devem constituir um parágrafo independente, recuado a 1,25 cm da margem esquerda, espaço 1,5 entre linhas e sem aspas, acompanhadas do sobrenome do autor, data da publicação e página, entre parênteses.

 

Citação de fonte secundária (quando inevitável):

No corpo do texto, citar autores e datas dos dois textos. Exemplo: Lasswell (1952, como citado em Chizzotti, 2006). Na seção Referências, indicar apenas a fonte secundária.

 

Referências:

As referências devem aparecer no fim do artigo, em ordem alfabética, conforme o último sobrenome do autor, grafado em caixa-baixa, seguido das iniciais dos primeiros nomes e da data entre parênteses. O alinhamento deve ser à esquerda.

A partir da segunda linha da referência, deve-se aplicar o deslocamento de 1,25 cm.

No caso de vários trabalhos de um mesmo autor, devem ser listadas as entradas em ordem cronológica, do mais antigo para o mais recente.

Todas as fontes devem estar organizadas numa única lista, independentemente do suporte físico (livro, CD, artigo, vídeo, etc.).

O título e o subtítulo das obras devem estar em itálico, conforme as normas da APA.

Na preparação do texto, devem certificar-se de que as referências citadas no texto constam da lista no fim do artigo, com datas exatas e nomes de autores corretamente grafados. A exatidão dessas referências é de responsabilidade dos autores. Comunicações pessoais, trabalhos inéditos ou em andamento poderão ser citados quando absolutamente necessários, mas apenas no texto ou em nota de rodapé.

Obs.: se a lista de referências não seguir as normas APA, os trabalhos poderão ser rejeitados, sem revisão de conteúdo.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.