CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS – DOSSIÊ TEMÁTICO
Chamada para Submissão de Artigos ao dossiê:
Mulheres e saúde mental no mundo contemporâneo: olhares e(m) perspectivas interdisciplinares”
Observação: a não observância das exigências formais pela Mudanças em Psicologia da Saúde cuminará na rejeição do texto submetido.
Mudanças em Psicologia da Saúde adota as normas da APA – American Psychological Association (7ª edição). Deste modo, todos os textos enviados, deverão ser digitados em formato Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento de 1,5 entre as linhas, em todo o texto, alinhamento justificado, sem espaço entre os parágrafos. A configuração da página com formatação de 3 cm para a margem superior e esquerda, e de 2 cm para a margem inferior e direita, em papel A4 (21 cm x 29,7 cm), em orientação “retrato”. Os parágrafos devem ser recuados na primeira linha em 1,25 cm. Deve-se usar apenas um lado do papel, com todas as páginas numeradas, incluindo a do título. O recurso “nota de rodapé” só deve ser empregado em casos relevantes e que não caibam na sequência lógica do texto. Os artigos estão limitados a 25 páginas.
Tabelas, gráficos e desenhos não podem ocupar mais de 25% do total do artigo, devendo ser colocados no próprio corpo do texto e ser numerados com algarismos arábicos.
Citações:
Citações indiretas:
Devem vir acompanhadas do sobrenome do autor e data da publicação entre parênteses. Ex.: (Lévy, 2001).
Obs.: havendo duas ou mais obras citadas do mesmo autor e ano, indicar, após a data, a letra “a” para a primeira e a letra “b” para a segunda citação, e assim sucessivamente. Ex.: (Bock, 2025a) (Bock, 2025b).
Citações diretas, ou textuais:
Citação de fonte secundária (quando inevitável):
No corpo do texto, citar autores e datas dos dois textos. Exemplo: Lasswell (1952, como citado em Chizzotti, 2006). Na seção Referências, indicar apenas a fonte secundária.
Referências:
As referências devem aparecer no fim do artigo, em ordem alfabética, conforme o último sobrenome do autor, grafado em caixa-baixa, seguido das iniciais dos primeiros nomes e da data entre parênteses. O alinhamento deve ser à esquerda.
A partir da segunda linha da referência, deve-se aplicar o deslocamento de 1,25 cm.
No caso de vários trabalhos de um mesmo autor, devem ser listadas as entradas em ordem cronológica, do mais antigo para o mais recente.
Todas as fontes devem estar organizadas numa única lista, independentemente do suporte físico (livro, CD, artigo, vídeo, etc.).
O título e o subtítulo das obras devem estar em itálico, conforme as normas da APA.
Na preparação do texto, devem certificar-se de que as referências citadas no texto constam da lista no fim do artigo, com datas exatas e nomes de autores corretamente grafados. A exatidão dessas referências é de responsabilidade dos autores. Comunicações pessoais, trabalhos inéditos ou em andamento poderão ser citados quando absolutamente necessários, mas apenas no texto ou em nota de rodapé.
Obs.: se a lista de referências não seguir as normas APA, os trabalhos poderão ser rejeitados, sem revisão de conteúdo.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Chamada para Submissão de Artigos ao dossiê:
Mulheres e saúde mental no mundo contemporâneo: olhares e(m) perspectivas interdisciplinares”
Organização:
Prof. Dr. Cristiano de Jesus Andrade – PPGPS - Universidade Metodista de São Paulo – UMESP.
Profa. Dra. Elaine Pereira Daroz – PPGCL – Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP.
Profa. Dra. Marcela Silva Baccelli – Universidade de Uberaba –UNIUB.
CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS – DOSSIÊ TEMÁTICO
Vivemos uma era de rápidas transformações sociais, culturais e econômicas que impactam diretamente a saúde mental feminina. Nesse contexto, é fundamental produzir conhecimento que dialogue entre teoria e prática, a partir de estudos da Psicologia, Psicanálise e Análise do discurso, a fim de construir pontes entre o saber acadêmico e as práticas sociais.
Em seu caráter interdisciplinar, o dossiê tem como objetivo reunir estudos que analisem, sob múltiplos olhares, as condições que atravessam a saúde mental de mulheres, considerando as intersecções entre fatores individuais, coletivos, históricos e culturais. Sob esse viés, são bem-vindos artigos que dialoguem com temas inerentes às reflexões sobre a saúde mental de mulheres mediante as implicações da conciliação maternidade e trabalho, conjugalidade; estigmatizações e hierarquizações do corpo feminino, feminismos, interseccionalidade, silenciamentos e demais questões que atravessam o ser mulher na atualidade.
Serão aceitos estudos teóricos e práticos, incluindo revisões da literatura, ensaios, estudos de caso e análises discursivas de materialidades diversas, tais como: midiáticas, jurídicas, educacionais, literárias, entre outras.
Participe enviando seu trabalho, integrando um dossiê com alcance nacional e internacional que visa uma escuta e acolhimento às questões que constituem a mulher na sociedade atual.