Publicado 2025-03-11
Palavras-chave
- Carl Rogers,
- imagem corporal,
- pesquisa-ação,
- personalidade,
- terapia centrada no cliente
Como Citar
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Resumo
O estudo descreve uma de terapia rogeriana on-line de curta duração centrada em pessoas com problemas de autoimagem corporal e autoestima, segundo a perspectiva da terapeuta. Situa o recurso da versão-de-sentido a partir de uma pesquisa-ação com três clientes. Apresenta os seguintes apontamentos: as demandas estavam relacionadas a outros conteúdos; os problemas estavam relacionados à discrepâncias entre o self ideal e self real dos clientes e distanciamento de suas autorrealizações por se pautarem em valores advindos de outros selves; a sustentação de habilidades relacionais foi o centro da prática; as atitudes, embora necessárias, não foram suficientes para proporcionar mudanças profundas, dada a restrição de sessões, os problemas desestruturais de personalidade e não linearidade do processo; houveram algumas reorganizações de percepções sobre a autoimagem e autoestima; constituiu-se uma atmosfera em que os clientes examinaram essas desorganizações/reorganizações a partir dos seus juízos. Conclui sugerindo outra pesquisa a partir da percepção dos clientes.