A RELAÇÃO ENTRE SATISFAÇÃO NO TRABALHO, HABILIDADES SOCIAIS E AUTOEFICÁCIA EM BAILARINOS PROFISSIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v32n2p75-90

Palavras-chave:

Satisfação no trabalho, Autoeficácia, Habilidades sociais, Balé, Saúde do trabalhador

Resumo

A trajetória do bailarino é marcada por constante aperfeiçoamento e postura submissa. Os objetivos do estudo foram identificar os repertórios de habilidades sociais (HS) e autoeficácia em bailarinos amadores, identificar HS, autoeficácia e satisfação no trabalho em bailarinos profissionais; comparar HS e autoeficácia entre bailarinos profissionais e amadores e comparar HS, autoeficácia e satisfação profissional entre bailarinos homens ou mulheres e atuantes no exterior ou no Brasil. Participaram 209 bailarinos com média de idade de 24 (DP = 6,6). Foram utilizadas a Escala de Satisfação no Trabalho, o Questionário de Habilidades Sociais e a Escala de Autoeficácia Geral Percebida. Realizou-se Correlação de Pearson para avaliar correlação e teste-t de Student para comparação de grupos. Os resultados apontaram correlação positiva entre autoeficácia, HS e satisfação no trabalho e seus fatores. Notou-se maiores escores das variáveis em profissionais, homens e atuantes no exterior. A partir das relações e diferenças observadas, enfatiza-se a importância de estudos que possam desenvolver habilidades e aumentar a satisfação dessa população.

Biografia do Autor

Luiza Vaz Vidal, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Psicologia Social (UERJ). Especialista em Orientação Educacional (Universidade Única) e Terapia Cognitivo-Comportamental (ISECENSA). Bacharel em Psicologia (UFF).

Adriana Benevides Soares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Universidade Salgado de Oliveira

Pós-doutora (USF). Pós-doutora (UFSCar). Doutora e mestre em Psicologia pela Universidade de Paris XI. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (UniRedentor).  Psicóloga clínica (UFRJ). Professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Bolsista de Produtividade do CNPq e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ.

Maria Eduarda de Melo Jardim, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Psicóloga formada pela Universidade Federal Fluminense, Campus Universitário de Rio das Ostras. Mestre e atualmente Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com ênfase em Processos Sociocognitivos e Psicossociais.

Downloads

Publicado

2025-03-25

Como Citar

Vidal, L. V., Soares, A. B., & Jardim, M. E. de M. (2025). A RELAÇÃO ENTRE SATISFAÇÃO NO TRABALHO, HABILIDADES SOCIAIS E AUTOEFICÁCIA EM BAILARINOS PROFISSIONAIS. Mudanças: Psicologia Da Saúde, 32(2), 75–90. https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v32n2p75-90