OS SINTOMAS DO/NO CORPO FEMININO

DIÁLOGOS ENTRE PSICANÁLISE E ANÁLISE DO DISCURSO MATERIALISTA

Autores

  • Carlos Mota
  • Elaine Pereira Daróz Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v33.pe2025-012

Palavras-chave:

Corpo, Mulher, Sintomas psicossomáticos, Análise do discurso, Psicanálise

Resumo

O corpo feminino foi historicamente objetificado e submetido a normas que reforçam ideais inalcançáveis, sustentados por discursos midiáticos. Tais ideais geram tensões entre o ideal e o real, contribuindo para o adoecimento psíquico e somático das mulheres. Este artigo propõe uma análise discursiva qualitativa sobre como discursos históricos e contemporâneos contribuem para a inscrição de sintomas psicossomáticos no corpo feminino. A partir da interlocução entre Psicanálise e Análise do Discurso (AD) materialista, desloca-se a noção de corpo biologizante para compreendê-lo como lugar de inscrição de redes de memória constitutivas do eu. Considerando os discursos que circunscrevem o corpo da mulher, evidencia-se como tais construções simbólicas moldam subjetividades. Revisitando os estudos freudianos sobre a histeria, propomos compreender o corpo feminino como palco de tensões culturais e inconscientes. Ao desconstruir a visão biologizante, destacamos o corpo como construção discursiva e social, central para os debates contemporâneos sobre saúde mental, subjetividade e cultura.

 

Biografia do Autor

Carlos Mota

Especialista em Transtornos Alimentares (PUC-Rio). Psicanalista. Graduado em Letras – Port./Ing. (Faculdade Filosofia de Campos). Especialista em Tradução (ISAT – Instituto Superior Anísio Teixeira). Especialista em Psicanálise na Contemporaneidade (UNILASALLE).

Elaine Pereira Daróz, Universidade Católica de Pernambuco

Doutora em Estudos de Linguagem (UFF/CAPES). Professora/Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Downloads

Publicado

2025-09-04

Como Citar

Mota, C., & Pereira Daróz, E. (2025). OS SINTOMAS DO/NO CORPO FEMININO: DIÁLOGOS ENTRE PSICANÁLISE E ANÁLISE DO DISCURSO MATERIALISTA. Mudanças: Psicologia Da Saúde, 33, e2025–012. https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v33.pe2025-012