Percepções de educadores sobre vínculos afetivos com crianças em acolhimento institucional
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/mu.v29n2p33-41Palavras-chave:
Crianças, acolhimento institucional, vínculos afetivos.Resumo
Este trabalho analisou as percepções de 10 educadores de duas instituições de acolhimento infantil sobre vínculos afetivos com crianças, na faixa etária de dois a seis anos. A investigação qualitativa ocorreu por meio de entrevista semiestruturada, composta por 10 questões discursivas. Os dados foram sistematizados a partir da técnica de análise de conteúdo de Bardin. O estudo demonstrou que as percepções dos educadores que foram analisadas divergiram sobremaneira em relação à impossibilidade da não criação de vínculos destes com as crianças e os prejuízos que esta ligação afetiva pode trazer para o trabalho desenvolvido na instituição, principalmente no momento em que se dá o retorno delas à convivência familiar. Concluiu-se que na percepção dos educadores esse processo de vinculação promove afeto, proximidade, afeição, zelo, angústia e sofrimento.
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