Percepções de educadores sobre vínculos afetivos com crianças em acolhimento institucional

Autores

  • André Isaac da Silva Assunção
  • Edson Junior Silva da Cruz
  • Lilia Ieda Chaves Cavalcante
  • Janari da Silva Pedroso

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/mu.v29n2p33-41

Palavras-chave:

Crianças, acolhimento institucional, vínculos afetivos.

Resumo

Este trabalho analisou as percepções de 10 educadores de duas instituições de acolhimento infantil sobre vínculos afetivos com crianças, na faixa etária de dois a seis anos. A investigação qualitativa ocorreu por meio de entrevista semiestruturada, composta por 10 questões discursivas. Os dados foram sistematizados a partir da técnica de análise de conteúdo de Bardin. O estudo demonstrou que as percepções dos educadores que foram analisadas divergiram sobremaneira em relação à impossibilidade da não criação de vínculos destes com as crianças e os prejuízos que esta ligação afetiva pode trazer para o trabalho desenvolvido na instituição, principalmente no momento em que se dá o retorno delas à convivência familiar. Concluiu-se que na percepção dos educadores esse processo de vinculação promove afeto, proximidade, afeição, zelo, angústia e sofrimento.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Assunção, A. I. da S., Silva da Cruz, E. J., Cavalcante, L. I. C., & Pedroso, J. da S. (2024). Percepções de educadores sobre vínculos afetivos com crianças em acolhimento institucional. Mudanças, 29(2), 33–41. https://doi.org/10.15603/2176-0985/mu.v29n2p33-41

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