Perfil cognitivo e percepção de competência de crianças com e sem TDAH
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/mu.v30n1p11-20Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre o perfil cognitivo e a percepção de competência de crianças com e sem TDAH. Participaram 30 crianças com TDAH e 30 crianças no grupo controle, entre 8 a 12 anos. O Self-perception Profile for Children (SPPC) foi preenchido pelas crianças para avaliar a percepção de competência e o perfil cognitivo foi investigado pelo WISC-IV. Os resultados apontam, para ambos os grupos, que os rendimentos altos em componentes do WISC-IV implicaram em elevadas percepções de competências. As pontuações baixas nos índices do WISC-IV se associavam a baixas percepções de competências. Para as crianças com TDAH, a competência de conduta comportamental foi relacionada ao perfil cognitivo com maior significância em relação as crianças sem o transtorno. Esses achados reforçam a necessidade de compreender como as crianças constroem suas percepções e julgamentos sobre suas habilidades, e como os processos cognitivos perpassam por essa percepção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mudanças
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.