Perfil cognitivo e percepção de competência de crianças com e sem TDAH

Autores

  • Ana Paula Pureza Pantoja
  • Carla de Cassia Carvalho Casado
  • Edson Marcos Leal Soares Ramos
  • Simone Souza da Costa Silva

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/mu.v30n1p11-20

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre o perfil cognitivo e a percepção de competência de crianças com e sem TDAH. Participaram 30 crianças com TDAH e 30 crianças no grupo controle, entre 8 a 12 anos. O Self-perception Profile for Children (SPPC) foi preenchido pelas crianças para avaliar a percepção de competência e o perfil cognitivo foi investigado pelo WISC-IV. Os resultados apontam, para ambos os grupos, que os rendimentos altos em componentes do WISC-IV implicaram em elevadas percepções de competências. As pontuações baixas nos índices do WISC-IV se associavam a baixas percepções de competências. Para as crianças com TDAH, a competência de conduta comportamental foi relacionada ao perfil cognitivo com maior significância em relação as crianças sem o transtorno. Esses achados reforçam a necessidade de compreender como as crianças constroem suas percepções e julgamentos sobre suas habilidades, e como os processos cognitivos perpassam por essa percepção.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Pantoja, A. P. P., Casado, C. de C. C., Ramos, E. M. L. S., & Silva, S. S. da C. (2024). Perfil cognitivo e percepção de competência de crianças com e sem TDAH. Mudanças, 30(1), 11–20. https://doi.org/10.15603/2176-0985/mu.v30n1p11-20

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