Intervenção com base no SDQ: uma revisão integrativa da literatura

Autores

  • Paola Barros Macedo
  • Simone Souza da Costa Silva
  • Daniele Loureiro Torres

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/mu.v30n1p53-51

Resumo

Neste artigo, objetivou-se descrever e analisar por meio de uma revisão integrativa de literatura os estudos que combinaram o uso do SDQ (Strengths and Difficulties Questionnaire) com intervenções. Foram analisados 38 artigos, encontrados no Portal de Periódicos da CAPES, a partir dos descritores: SDQ, Goodman, e 1997. Foram encontrados com maior frequência estudos publicados entre 2013 e 2020 e ausência de publicações na América do Sul. A análise dos dados revelou o predomínio de intervenções com os pais e do tipo cognitivo-comportamental. Os dados desta revisão demonstram as potencialidades do SDQ e sua contribuição na geração de dados que podem servir de base para intervenções com pais/cuidadores de crianças e adolescentes.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Macedo, P. B., Silva, S. S. da C., & Torres, D. L. (2024). Intervenção com base no SDQ: uma revisão integrativa da literatura. Mudanças, 30(1), 53–51. https://doi.org/10.15603/2176-0985/mu.v30n1p53-51