O vídeo game como dispositivo para a socialização de jovens adultos

Autores

  • Pamella Sanchez Mello de Pinho
  • Glaucia Valeria Pinheiro de Brida
  • Hilda Rosa Capelão Avoglia
  • Thalita Lacerda Nobre

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/mu.v30n2p51-61

Palavras-chave:

vídeo game; objeto transicional; Psicanálise

Resumo

Os modos de interação social sofreram alterações ao longo dos tempos, modificando a forma como as gerações brincam e apreendem as regras de inserção nos contextos sociais. O vídeo game, modo virtual de interação social, mostra-se uma constante neste âmbito, presente em diversas plataformas e etapas do desenvolvimento do sujeito. Através da perspectiva de Winnicott sobre objeto transicional, buscou-se verificar, junto aos jovens adultos, se o vídeo game poderia ser utilizado como dispositivo para a socialização, investigando também a presença do vídeo game na sociedade, os diversos aspectos abarcados e como o jovem adulto comunica-se neste meio. Para isso, foi realizada uma pesquisa feita através de um questionário, onde os sujeitos respondiam sobre a socialização e o vídeo game. Através da análise por categoria de Bardin, conclui-se que, apesar de alguns sujeitos não terem o objetivo de socializar ao jogar, interagem e podem encontrar, através do vídeo game, apoio entre seus pares, tornando o vídeo game um possível objeto transicional neste período de mudanças. A partir desta conclusão, propõe-se intervenções e a inserção do psicólogo nas mídias utilizadas pelos jogadores, através plantões online, visando acolher o jovem adulto em sua angústia.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Mello de Pinho, P. S., Pinheiro de Brida, G. V., Avoglia, H. R. C., & Nobre, T. L. (2024). O vídeo game como dispositivo para a socialização de jovens adultos. Mudanças, 30(2), 51–61. https://doi.org/10.15603/2176-0985/mu.v30n2p51-61