Serviços-Escola: perspectivas na caracterização de queixas iniciais da clientela de psicoterapia
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/mu.v31n2p59-68Resumo
No Brasil, os cursos de Psicologia oferecem formação clínica nos chamados “Serviços-Escola”, onde a população recebe assistência, geralmente gratuita, em Saúde Mental. Quando se procura caracterizar as queixas dessa população, o número elevado de cursos de graduação de Psicologia, uma diversidade de práticas e a extensão geográfica do país; têm produzido resultados que não são comparáveis entre si. Nosso objetivo foi comparar três diferentes sistemas de categorização de queixas iniciais, identificando seus limites e perspectivas, do ponto de vista metodológico e acadêmico. Dados de prontuários de um período intermitente de doze anos, oriundos de um Serviço-Escola de Universidade pública, foram organizados por gênero e faixa etária. Posteriormente, um recorte das queixas iniciais (2018) permitiu comparar três diferentes sistemas de categorização. Foi possível concluir que o método documental descritivo se mostrou insatisfatório para a categorização de queixas iniciais e limitado para o planejamento de programas de intervenção ou prevenção em Saúde Mental.
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