Abordagem discursiva das representações sociais de gênero e religião em movimentos anti-gênero na educação
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/mu.v31n2p99-112Resumo
Esta investigação teve como objetivo a análise psicossocial de discursos favoráveis e contrários ao debate de gênero e sexualidade na educação nos movimentos Escola Sem Partido e Con Mis Hijos No Te Metas. A análise considerou o papel da narrativa religiosa. Os discursos foram coletados em mídias sociais ligadas aos movimentos e a metodologia integrou análise crítica de discurso e teoria das representações sociais. Os resultados apontaram representações sociais emancipadas e hegemônicas, com forte adesão a duas narrativas de controle sobre a sexualidade indicadas por Foucault (2015): “psiquiatrização do prazer perverso” e “pedagogização da sexualidade das crianças”. Os discursos que apoiam os movimentos mostraram-se defensores dos binarismos de gênero, do conceito de família tradicional e com representações negativas em relação ao feminismo e ao aborto. As narrativas religiosas reforçaram as dicotomias, atualizando o debate para a imagem dicotômica entre Deus e Diabo.
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