Elaboração de Cartilha Psicoeducativa on-line sobre TDAH em estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/mu.v31n2p201-207Resumo
A psicoeducação pode ser aplicada de formas distintas. Quando ela assume o formato de intervenção independente, corresponde a um processo de alfabetização psicológica, isto é, serve como uma primeira fonte de informação sobre saúde mental para população não-clínica. O objetivo deste estudo é relatar a experiência da construção de uma cartilha psicoeducativa on-line sobre o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) em estudantes universitários. O processo de elaboração ocorreu em cinco etapas: a) identificação das informações relevantes sobre a psicoeducação do TDAH na literatura científica, b) avaliação da primeira versão do texto por seis especialistas, c) diagramação do texto por um designer, d) teste piloto com sete universitários, e) teste de efetividade com 241 adultos. Verificou-se que a cartilha não só aumentou o conhecimento sobre o TDAH da amostra estudada, mas também motivou os participantes a compartilharem o material com quem apresenta os sintomas citados, a compreenderem as dificuldades alheias e a utilizarem-na nos atendimentos realizados. Conclui-se que procedimentos adotados na construção de instrumentos psicológicos podem ser úteis para a elaboração de materiais psicoeducativos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mudanças
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.