CONHECIMENTO NA DEMÊNCIA
ESTUDO EXPLORATÓRIO COM MUNÍCIPES DE SANTOS/BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v33.pe2025-014Palavras-chave:
envelhecimento, demencia, estigmaResumo
A demência é um problema de saúde pública que compromete a funcionalidade e gera dependência gradual de um cuidador na medida em que evolui, além de ser carregada de estigmas que afetam negativamente a vida da pessoa acometida e de sua família. A oferta de iniciativas amigas da demência depende do conhecimento prévio a respeito do que pessoas com e sem demência, grupos e populações compreendem acerca da condição e das necessidades para uma melhor qualidade de vida.
Método: Foi realizado um estudo transversal por meio de questionário online divulgado nas mídias sociais composto das seções: Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), perfil socioeconômico, questões sobre a demência e sobre a comunidade amiga da demência. Os dados foram tabulados em planilha de Excel e analisados estatisticamente. Resultados: Participaram da pesquisa 293 pessoas. Destas, 71,1% conheciam uma pessoa com demência, 91,3% acreditavam que as pessoas com demência sofrem preconceito na sociedade e 82,3% nunca ouviram falar sobre a Comunidade Amiga da Demência.
Discussão: Santos é uma cidade com um elevado número de idosos, as estimativas para alto número de pessoas com demência reafirmam a necessidade da implementação de iniciativas amigas da demência para minimizar o estigma e melhorar a qualidade de vida da pessoa com demência e seu cuidador. Conclusão: Foi possível concluir que a população da Baixada Santista vivencia os desdobramentos do estigma na demência, podendo se beneficiar de estratégias como a comunidade amiga da pessoa com demência, que visam a redução do estigma.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mudanças: Psicologia da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Conteúdos publicados pela revista estão licenciados sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Os autores mantém seus direitos de autoria, e a citação é permitida, identificando a fonte (da autoria e do periódico).