CONHECIMENTO NA DEMÊNCIA

ESTUDO EXPLORATÓRIO COM MUNÍCIPES DE SANTOS/BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v33.pe2025-014

Palavras-chave:

envelhecimento, demencia, estigma

Resumo

A demência é um problema de saúde pública que compromete a funcionalidade e gera dependência gradual de um cuidador na medida em que evolui, além de ser carregada de estigmas que afetam negativamente a vida da pessoa acometida e de sua família. A oferta de iniciativas amigas da demência depende do conhecimento prévio a respeito do que pessoas com e sem demência, grupos e populações compreendem acerca da condição e das necessidades para uma melhor qualidade de vida.  

Método: Foi realizado um estudo transversal por meio de questionário online divulgado nas mídias sociais composto das seções: Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), perfil socioeconômico, questões sobre a demência e sobre a comunidade amiga da demência. Os dados foram tabulados em planilha de Excel e analisados estatisticamente. Resultados: Participaram da pesquisa 293 pessoas. Destas, 71,1% conheciam uma pessoa com demência, 91,3% acreditavam que as pessoas com demência sofrem preconceito na sociedade e 82,3% nunca ouviram falar sobre a Comunidade Amiga da Demência.

Discussão: Santos é uma cidade com um elevado número de idosos, as estimativas para alto número de pessoas com demência reafirmam a necessidade da implementação de iniciativas amigas da demência para minimizar o estigma e melhorar a qualidade de vida da pessoa com demência e seu cuidador. Conclusão: Foi possível concluir que a população da Baixada Santista vivencia os desdobramentos do estigma na demência, podendo se beneficiar de estratégias como a comunidade amiga da pessoa com demência, que visam a redução do estigma.

Biografia do Autor

Emanuela Mattos, Universidade Federal de São Paulo

Profa Associada da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Pós Doutora pelo Programa de Gerontologia da Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH)/Universidade de São Paulo, Doutora em Ciências pelo Instituto de Psicologia (USP), Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR)  

Deusivânia Vieira da Silva Falcão, Universidade de São Paulo

Deusivania Vieira da S. Falcão é professora associada e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado em Psicologia pela University of Central Florida (UCF), Estados Unidos. Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestrado em Psicologia Social e pós-graduação em Psicologia (graduação/formação em Psicologia Clínica) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Foi coordenadora (2007 a 2011) do Programa de Atenção Psicobiológica, Sociofamiliar e Educacional a Cuidadores e Familiares de Idosos com Doença de Alzheimer do Centro de Reabilitação e Hospital-Dia Geriátrico do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Integrante da equipe do projeto vencedor da 10ª. Edição do Concurso Banco Real Talentos da Maturidade. É membro da ISTAART (Alzheimer's Association International Society for Advance Alzheimer's Research and Treatment).

Helena Zacharias Radicchi, Universidade Federal de São Paulo

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de São Paulo

Pós-graduada em Intervenção ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA)


Pós-graduanda em Terapia Ocupacional aplicada à Neurologia

Aline Cristina Ramos Coelho, Universidade Federal de São Paulo

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de São Paulo

Pós-graduanda em Terapia Ocupacional aplicada à Neurologia

Edmir Batista da Silva Cruz, Universidade Federal de São Paulo

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de São Paulo

Patricia Masterson-Algar, Universidade de Bangor

Research Fellow / Lecturer in Health Sciences (School of Health Sciences) Employment

Catrin Hedd Jones, Universidade de Bangor

Lecturer in Dementia Studies, Programme Lead for MSc / CPD Dementia (School of Human Sciences) Employment

Downloads

Publicado

2025-11-13

Como Citar

Mattos, E., Vieira da Silva Falcão, D., Zacharias Radicchi, H., Ramos Coelho, A. C., Batista da Silva Cruz, E., Masterson-Algar, P., & Hedd Jones, C. (2025). CONHECIMENTO NA DEMÊNCIA: ESTUDO EXPLORATÓRIO COM MUNÍCIPES DE SANTOS/BRASIL. Mudanças: Psicologia Da Saúde, 33, e2025–014. https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v33.pe2025-014