IDENTIFICAÇÕES, PROJEÇÕES E DISCURSO DE ÓDIO NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v32n2p13-23

Palavras-chave:

Discurso de ódio, Identificação, Projeção

Resumo

O presente ensaio objetiva refletir acerca da disseminação do chamado “discurso de ódio” nas sociedades contemporâneas. Para isso, os autores realizam um breve percurso pela psicanálise freudiana e pelas contribuições de pós freudianos acerca dos conceitos relativos ao ódio, identificação e projeção, já que se imbricam ao discurso e sua forma de movimentação para fora do psiquismo individual e coletivo. Também são utilizadas as contribuições de autores do campo da Filosofia e Sociologia, a fim de ampliar a reflexão sobre o tema. Obteve-se que a organização da sociedade em rede pode facilitar a disseminação do ódio nas mais diversas esferas.

Biografia do Autor

Thalita Lacerda Nobre, Universidade Católica de Santos

Doutora e Mestra em Psicologia Clínica pela PUC/SP. Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Santos. Docente do Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas na Universidade Católica de Santos (UNISANTOS).

Renato Mezan, PUC-SP

Association Internationale Interactions de la Psychanalyse, Association Internationale d' Histoire de la Psychanalyse, CBL Câmara Brasileira do Livro, Instituto Sedes Sapientiae, International Ferenczi Network, Pontificia Universidade Católica de São Paulo, Universidade de São Paulo, Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, Université Paris Diderot, Yale University.

Downloads

Publicado

2025-03-25

Como Citar

Lacerda Nobre, T., & Mezan, R. (2025). IDENTIFICAÇÕES, PROJEÇÕES E DISCURSO DE ÓDIO NA CONTEMPORANEIDADE. Mudanças: Psicologia Da Saúde, 32(2), 13–23. https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v32n2p13-23