AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES DE MÃES COM NEONATOS PREMATUROS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v33.pe2025-009

Palavras-chave:

Maternidade, Necessidades, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal

Resumo

Este trabalho avaliou as necessidades de mães com neonatos prematuros na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Participaram 90 puérperas com idade entre 18 e 41 anos(M = 27,63; DP= 5,76) em uma maternidade do Rio Grande do Norte. Aplicou-se um questionário sociodemográfico e de saúde e o Inventário de Necessidades e Estressores de Familiares em Terapia Intensiva (INEFTI). Os resultados apontaram que todas as necessidades pontuaram como importantes ou muito importantes, destacando “segurança” e “informação” por possuírem maiores escores. Obteve-se diferenças estatisticamente significativas (p<0,05) entre necessidades de puérperas que realizaram parto normal ou cesáreo, e quando o neonato estava em condição de suporte ventilatório ou não. Esses achados demonstram a necessidade de diálogo, com informações claras e rotineiras pela equipe de assistência com as mães e familiares, pois a qualidade do suporte multiprofissional, com comunicação humanizada que considere a condição da saúde da puérpera e do neonatos, contribui para diminuição de ansiedades e maior segurança materna.

Biografia do Autor

Sebastião Elan dos Santos Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutorando do Programa de pós graduação em psicologia da UFRN

Jéferson Pereira Batista, UFRN

Residente de psicologia pela UFRN

Maria José Nunes Gadelha, UFRN

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba. Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Eulália Maria Chaves Maia, UFRN

Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Professora titular do PPGPSI na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2025-09-04

Como Citar

dos Santos Lima, S. E., Pereira Batista, J., Nunes Gadelha, M. J., & Chaves Maia, E. M. (2025). AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES DE MÃES COM NEONATOS PREMATUROS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL. Mudanças: Psicologia Da Saúde, 33, e2025–009. https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v33.pe2025-009