UNIVERSIDADE CORPORATIVA
ESTUDO EM UMA EMPRESA DE SOFTWARE
DOI:
https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v21.pe2025-005Palavras-chave:
Gestão do conhecimento, Universidade corporativa., Educação corporativa.Resumo
A aprendizagem contínua tem sido considerada fundamental para as empresas manterem sua força de trabalho reativa às mudanças nos mercados, sejam estruturais ou tecnológicas. A contínua capacitação fortalece a retenção da força de trabalho na organização e contribui significativamente para o alcance dos objetivos organizacionais. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é evidenciar a aderência dos processos de uma universidade corporativa aos princípios de universidade corporativa identificados na literatura de gestão do conhecimento. Este estudo é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e objetivos exploratórios. Os dados primários foram obtidos por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciam que os processos e ações de capacitação desenvolvidos na universidade corporativa estudada não são totalmente aderentes aos princípios da literatura, validando-se ainda que seus processos atendem e se adequam às necessidades do mercado no qual a organização está inserida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Organizações em Contexto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

