UNIVERSIDADE CORPORATIVA

ESTUDO EM UMA EMPRESA DE SOFTWARE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v21.pe2025-005

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Universidade corporativa., Educação corporativa.

Resumo

A aprendizagem contínua tem sido considerada fundamental para as empresas manterem sua força de trabalho reativa às mudanças nos mercados, sejam estruturais ou tecnológicas. A contínua capacitação fortalece a retenção da força de trabalho na organização e contribui significativamente para o alcance dos objetivos organizacionais. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é evidenciar a aderência dos processos de uma universidade corporativa aos princípios de universidade corporativa identificados na literatura de gestão do conhecimento. Este estudo é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e objetivos exploratórios. Os dados primários foram obtidos por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciam que os processos e ações de capacitação desenvolvidos na universidade corporativa estudada não são totalmente aderentes aos princípios da literatura, validando-se ainda que seus processos atendem e se adequam às necessidades do mercado no qual a organização está inserida.

Biografia do Autor

Silvio Luís Strozzi, Unicesumar

Graduado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (1991), especialista em Marketing pela Univali-Itajai-SC (1996) e mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações (2023) pela Unicesumar Maringá-PR. Atualmente é Diretor Financeiro do Colégio Criarte Maringá. Conta com grande experiência na área de Administração, tendo atuado como Diretor em empresas de tecnologia da informação com participação em todo o mercado nacional, com destaque para atuação no setor público (Governos).

Rejane Sartori, UNICESUMAR

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento também pela UFSC. Atualmente é Assessora da Reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM) na função de Agente de Informação, docente do PROFNIT (Mestrado Profissional em Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) no Ponto Focal UEM e docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento da UniCesumar. Áreas de atuação: Gestão do Conhecimento, Gestão de Ciência e Tecnologia, Gestão da Inovação, Gestão de Propriedade Intelectual, Governança Pública.

Downloads

Publicado

2025-11-25

Como Citar

Strozzi, S. L., & Sartori, R. (2025). UNIVERSIDADE CORPORATIVA: ESTUDO EM UMA EMPRESA DE SOFTWARE . Revista Organizações Em Contexto, 21, e2025–005. https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v21.pe2025-005