A INTERSECCIONALIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0969/pi.v27n27pe2025-011Keywords:
Prática pedagógica., Interseccionalidade, Relato de experiência, Ensino SuperiorAbstract
Desenvolvido por Kimberlé Crenshaw (2002), o conceito de interseccionalidade propõe uma análise integrada, ao destacar como diversas formas de subordinação se combinam e influenciam profundamente a vivência dos indivíduos e grupos. Nessa perspectiva, as identidades sociais não devem ser compreendidas isoladamente, mas em sua articulação, já que cada indivíduo pode reunir diferentes marcadores, como gênero, raça e classe, que interligados moldam de forma singular sua experiência no mundo (Silva e Faleiros, 2023). Essa abordagem permite identificar as múltiplas camadas de desigualdade e, a partir delas, desenvolver estratégias concretas de enfrentamento. Como afirmam Conceição e Neves (2020, p. 169), “defendemos a importância de considerar a interseccionalidade também em sua dimensão prática (não somente analítica), fazendo dela uma perspectiva comprometida com a luta por melhoria e justiça social”.
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