A INTERSECCIONALIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0969/pi.v27n27pe2025-011

Palabras clave:

Prática pedagógica., Interseccionalidade, Relato de experiência, Ensino Superior

Resumen

Desenvolvido por Kimberlé Crenshaw (2002), o conceito de interseccionalidade propõe uma análise integrada, ao destacar como diversas formas de subordinação se combinam e influenciam profundamente a vivência dos indivíduos e grupos. Nessa perspectiva, as identidades sociais não devem ser compreendidas isoladamente, mas em sua articulação, já que cada indivíduo pode reunir diferentes marcadores, como gênero, raça e classe, que interligados moldam de forma singular sua experiência no mundo (Silva e Faleiros, 2023). Essa abordagem permite identificar as múltiplas camadas de desigualdade e, a partir delas, desenvolver estratégias concretas de enfrentamento. Como afirmam Conceição e Neves (2020, p. 169), “defendemos a importância de considerar a interseccionalidade também em sua dimensão prática (não somente analítica), fazendo dela uma perspectiva comprometida com a luta por melhoria e justiça social”.

Biografía del autor/a

Carine Valéria Mendes dos Santos, Centro Universitário CESMAC

Doutora e Mestre em Psicologia Clínica pelo IPUSP. Graduada em Psicologia pela UFAL. Atualmente docente do Centro Universitário CESMAC (Maceió/AL).

Cibelle Vitória dos Santos Gaspar, Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas

Graduanda de Psicologia (IP/UFAL).

Eduardo de Lima Buarque, Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Psicologia (IP/UFAL).

Gabriely Santos Melo, Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Psicologia (IP/UFAL).

Hellen Vitorya Querino de Jesus Santos, Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Psicologia (IP/UFAL).

Ítalo Bruno Salvador Mendonça Cavalcante Lins, Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Psicologia (IP/UFAL).

Maria Clara Sibaldo Menezes, Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Psicologia (IP/UFAL).

Thaís Buarque de Souza Costa, Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Psicologia (IP/UFAL).

Publicado

2025-11-24

Cómo citar

Mendes dos Santos, C. V., dos Santos Gaspar, C. V., de Lima Buarque, E., Santos Melo, G., Querino de Jesus Santos, H. V., Salvador Mendonça Cavalcante Lins, Ítalo B., … Buarque de Souza Costa, T. (2025). A INTERSECCIONALIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR . Psicólogo InFormação, 27(27), e2025–011. https://doi.org/10.15603/2176-0969/pi.v27n27pe2025-011