O uso de jogo no ensino de matemática: uma possibilidade

Autores

  • Ana Paula de Oliveira Veiga Fagundes
  • Estela Sant’anna de Freitas Guimarães
  • Gabriela Hunsche Weinschenck
  • Sonia Maria Pereira Vidigal

DOI:

https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v20n41p145-163

Resumo

Neste relato de experiência, pretende-se apresentar uma prática pedagógica criada para a disciplina “Didáticas para o Ensino de Matemática” no curso de pedagogia do Instituto Singularidades. A elaboração de tal prática iniciou com a reflexão do ensino por competências e a análise de tais competências e respectivas habilidades propostas na Base Nacional Comum Curricular. Em seguida, fundamentou-se teoricamente a utilização de jogo como uma estratégia pedagógica, para então ser criado um jogo intitulado “Se movimentando com frações”, cujo público alvo são crianças do 5º ano do Ensino Fundamental. O referido jogo visa sistematizar o aprendizado de frações, especificamente a comparação entre elas. Foram elaboradas também algumas intervenções, de forma a propiciar uma reflexão dos estudantes sobre as possíveis jogadas, com objetivo de pensarem mais profundamente sobre o que aprenderam com o jogo.

Downloads

Publicado

2024-07-23

Como Citar

Fagundes, A. P. de O. V., Guimarães, E. S. de F., Weinschenck, G. H., & Vidigal, S. M. P. (2024). O uso de jogo no ensino de matemática: uma possibilidade . Cadernos De Educação: Reflexões E Debates, 20(41), 145–163. https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v20n41p145-163

Edição

Seção

Relato de experiência