Inclusão e medicalização no contexto escolar: o olhar docente e da gestão sobre os problemas de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v21n42p1-28Resumo
Este artigo tem como tema central o desafio do processo de inclusão educacional que requer discussão aprofundada e busca de formação, envolvimento familiar, recursos financeiros, e a aplicação de políticas educacionais específicas na escola. Este estudo busca analisar a percepção de docentes de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e coordenação a respeito das práticas de inclusão na escola, levando-se em consideração o especialismo, o saber docente, o direito ao uso da sala de recursos no contexto da escola pública municipal de São Bernardo do Campo. O método utilizado para a pesquisa de campo foi o qualitativo, usando como instrumento entrevistas semiestruturadas com a coordenação e professores AEE que atuam no ensino fundamental de uma escola pública municipal de São Bernardo do Campo, a sua apreciação é efetuada sob a forma de análise de conteúdo, estabelecendo uma relação entre os dados recolhidos e os contributos teóricos. Os resultados indicam que o processo de inclusão escolar ainda é considerado difícil para os professores e coordenadores. É necessário expandir o debate crítico sobre diagnóstico e necessidades médicas das crianças, também a sistematização das políticas públicas e o envolvimento das famílias no processo de inclusão.
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