Direitos humanos e educação na periferia: estudo sobre políticas educacionais e formação para a cidadania numa escola da região metropolitana de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v22n44p1-18Resumo
O presente estudo se propõe a abordar a inclusão social através da formação escolar. A partir de estudo bibliográfico, documental e empírico, essa pesquisa qualitativa pretende: i) cartografar o oferecimento da educação para alunos de uma região periférica bastante populosa da Grande São Paulo – SP; ii) problematizar o direito à educação a partir do cumprimento de políticas públicas e legislações sobre o ensino público; iii) discutir o direito à educação e à saúde como prerrogativas para a formação para a cidadania ativa. Método: visitas realizadas à escola situada na periferia da Grande São Paulo; diários de campo de conversas e entrevistas realizadas com ex-gestores e professores, totalizando 20 pessoas. Resultados: o material coletado foi organizado em torno de quatro eixos centrais: aspectos de segurança ambiental do; o direito à educação de crianças da periferia; os direitos à saúde como decorrência da cidadania a ser construída na escola e, por fim, a visão da gestão sobre o cumprimento da garantia de direitos da população periférica.
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