Direitos humanos e educação na periferia: estudo sobre políticas educacionais e formação para a cidadania numa escola da região metropolitana de São Paulo

Autores

  • Barbara Ferreira Leite
  • Tâmara Rachel Rocha de Carvalho
  • Cristina Miyuki Hashizume

DOI:

https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v22n44p1-18

Resumo

O presente estudo se propõe a abordar a inclusão social através da formação escolar. A partir de estudo bibliográfico, documental e empírico, essa pesquisa qualitativa pretende: i) cartografar o oferecimento da educação para alunos de uma região periférica bastante populosa da Grande São Paulo – SP; ii) problematizar o direito à educação a partir do cumprimento de políticas públicas e legislações sobre o ensino público; iii) discutir o direito à educação e à saúde como prerrogativas para a formação para a cidadania ativa. Método: visitas realizadas à escola situada na periferia da Grande São Paulo; diários de campo de conversas e entrevistas realizadas com ex-gestores e professores, totalizando 20 pessoas. Resultados: o material coletado foi organizado em torno de quatro eixos centrais: aspectos de segurança ambiental do; o direito à educação de crianças da periferia; os direitos à saúde como decorrência da cidadania a ser construída na escola e, por fim, a visão da gestão sobre o cumprimento da garantia de direitos da população periférica.

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Publicado

2024-07-23

Como Citar

Leite, B. F., Rocha de Carvalho, T. R., & Hashizume, C. M. (2024). Direitos humanos e educação na periferia: estudo sobre políticas educacionais e formação para a cidadania numa escola da região metropolitana de São Paulo . Cadernos De Educação: Reflexões E Debates, 22(44), 1–18. https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v22n44p1-18