Estágio de docência em Psicologia antes, durante e na pós-pandemia: implicações para a formação do pós-graduando Stricto Sensu

Autores

  • Carlos Henrique Ferreira da Silva
  • Anna Karolina Santoro Borges
  • Murilo Fernandes de Araújo
  • Letícia Lovato Dellazzana-Zanon

DOI:

https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v21n42p77-101

Resumo

O estágio de docência é uma importante atividade para a formação dos estudantes de pós-graduação stricto sensu. Este estudo teve como objetivo relatar três experiências de estágio de docência desenvolvidos em momentos distintos: antes, durante e após a pandemia de COVID-19 por pós-graduandos de um programa de pós-graduação em Psicologia de uma Universidade do interior de São Paulo. As disciplinas nas quais ocorreram os estágios eram práticas, ocorreram em escolas públicas e foram ministradas pela mesma docente. As atividades desenvolvidas no estágio de docência envolveram: observação das aulas, participação em discussões, observação do processo de desenvolvimento dos graduandos e da postura e interação da docente com os educandos. Os pós-graduandos puderam participar do processo de aprendizado dos discentes, por meio do pensar e do discutir a sua atuação. As atividades durante o período da pandemia de COVID-19 ocorreram no contexto de ensino remoto, devido às medidas de contenção da doença. O contexto do estágio remoto foi um desafio e exigiu dos alunos, do pós-graduando e da docente a construção coletiva de uma síntese teórico-prática dos conhecimentos da Psicologia Escolar para a elaboração da atuação possível na escola, conforme as diretrizes do Conselho Federal de Psicologia e da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia. Constata-se que o estágio de docência foi uma experiência rica para os pós-graduandos, pois contribuiu, de modo ímpar, para o seu processo de formação no que se refere à docência.

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Publicado

2024-07-23

Como Citar

Ferreira da Silva, C. H., Borges, A. K. S., Fernandes de Araújo, M., & Dellazzana-Zanon, L. L. (2024). Estágio de docência em Psicologia antes, durante e na pós-pandemia: implicações para a formação do pós-graduando Stricto Sensu. Cadernos De Educação: Reflexões E Debates, 21(42), 77–101. https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v21n42p77-101