O repensar da Formação Docente na Pedagogia de Projeto: em busca de uma identidade
DOI:
https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v23n46p85-108Resumo
A formação docente é repensada quanto à nova identidade para contribuir na adequação da escola e seus engendramentos frente às transformações na sociedade brasileira, o que traz o professor no cerne do debate sobre a educação. Neste artigo, trazemos uma reflexão sobre a identidade docente a partir da formação para inovar na prática pedagógica, com a capacidade de trabalhar com a pedagogia de projetos enquanto metodologia ativa que requer um repensar sobre a forma de ensinar. Neste estudo, temos, como hipótese, a percepção da relevância de um repensar docente em sua formação para a criação de uma identidade que contribua para a prática pedagógica com projetos. Propomos três objetivos, a saber: (i) refletir sobre a criação de uma nova identidade na formação de professores para a pedagogia de projeto; (ii) contextualizar a formação docente inicial e continua na sociedade brasileira e (iii) discutir a prática pedagógica do docente na pedagogia de projetos. O corpus selecionado para este estudo é a identidade docente a partir da formação inicial e continuada para atuação na pedagogia de projetos. O arcabouço teórico que sustenta este trabalho são os estudos sobre formação docente de Nóvoa (2017), Pimenta (2012), Pimenta e Anastasiou (2014), e os estudos sobre pedagogia de projetos de Hernandez (2017) e Paiva et al. (2016). A metodologia utilizada é pesquisa bibliográfica (ESTRELA, 2018). O método utilizado é o hipotético-dedutivo a partir de uma análise de conteúdo. Os resultados mostram que a reflexão sobre a nova identidade docente deve estar presente na formação inicial e contínua de professores, como forma de atender as demandas educacionais presentes e futuras, a fim de melhorar a prática pedagógica de docentes com ênfase nas novas propostas de ensino-aprendizagem, tais como a pedagogia de projetos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação: reflexões e debates
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.