O repensar da Formação Docente na Pedagogia de Projeto: em busca de uma identidade

Autores

  • Juliana de Almeida Carvalho Silva
  • Marcelo Furlin

DOI:

https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v23n46p85-108

Resumo

A formação docente é repensada quanto à nova identidade para contribuir na adequação da escola e seus engendramentos frente às transformações na sociedade brasileira, o que traz o professor no cerne do debate sobre a educação. Neste artigo, trazemos uma reflexão sobre a identidade docente a partir da formação para inovar na prática pedagógica, com a capacidade de trabalhar com a pedagogia de projetos enquanto metodologia ativa que requer um repensar sobre a forma de ensinar. Neste estudo, temos, como hipótese, a percepção da relevância de um repensar docente em sua formação para a criação de uma identidade que contribua para a prática pedagógica com projetos. Propomos três objetivos, a saber: (i) refletir sobre a criação de uma nova identidade na formação de professores para a pedagogia de projeto; (ii) contextualizar a formação docente inicial e continua na sociedade brasileira e (iii) discutir a prática pedagógica do docente na pedagogia de projetos. O corpus selecionado para este estudo é a identidade docente a partir da formação inicial e continuada para atuação na pedagogia de projetos. O arcabouço teórico que sustenta este trabalho são os estudos sobre formação docente de Nóvoa (2017), Pimenta (2012), Pimenta e Anastasiou (2014), e os estudos sobre pedagogia de projetos de Hernandez (2017) e Paiva et al. (2016). A metodologia utilizada é pesquisa bibliográfica (ESTRELA, 2018). O método utilizado é o hipotético-dedutivo a partir de uma análise de conteúdo. Os resultados mostram que a reflexão sobre a nova identidade docente deve estar presente na formação inicial e contínua de professores, como forma de atender as demandas educacionais presentes e futuras, a fim de melhorar a prática pedagógica de docentes com ênfase nas novas propostas de ensino-aprendizagem, tais como a pedagogia de projetos.

Downloads

Publicado

2024-09-25

Como Citar

Silva, J. de A. C., & Furlin, M. (2024). O repensar da Formação Docente na Pedagogia de Projeto: em busca de uma identidade. Cadernos De Educação: Reflexões E Debates, 23(46), 85–108. https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v23n46p85-108