‘Fake news’ e as contradições da retórica de autolegitimação do Jornalismo em tempos de crise no campo: um caso de paralaxe

Autores

  • Marcos Paulo da Silva
  • Miriam Cristina Ibanhes

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/cs.v43n3p7-39

Palavras-chave:

Jornalismo, Fake News, Autolegitimação, Verdade.

Resumo

Em uma perspectiva ensaística, o artigo apresenta questões sobre as contradições do recrudescimento da retórica de autolegitimação da prática jornalística com a crise do estatuto histórico da concepção de verdade no contexto de disseminação das chamadas “fake news”. Considera-se no artigo a hipótese de que a resposta do campo jornalístico ao fenômeno tem buscado amparo em elementos deontológicos ancorados em uma releitura do “realismo ingênuo” (GOMES, 2009), o que fragiliza o argumento de autolegitimação e aproxima a retórica do campo de uma espécie de paralaxe que projeta luz em elementos estruturais semelhantes ao do fenômeno que combate (as próprias “fake news”), eclipsando a compreensão da complexidade do fenômeno cultural mais amplo: a disseminação social de modelos narrativos respaldados por padrões culturais aderentes pavimentados na vida cotidiana.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Paulo da Silva, M., & Ibanhes, M. C. (2024). ‘Fake news’ e as contradições da retórica de autolegitimação do Jornalismo em tempos de crise no campo: um caso de paralaxe. Comunicação & Sociedade, 43(3), 7–39. https://doi.org/10.15603/2176-0985/cs.v43n3p7-39