A Fotografia como Emulação dos Fatos

Autores

  • Alberto Klein
  • Emerson Dias

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/cs.v43n3p197-223

Palavras-chave:

Comunicação, Fotografia Institucional, Emulação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo tratar a fotografia como um mecanismo de emulação no processo de construção da notícia, capaz de inserir-se nas relações socioeconômicas e apresentar-se na História como “outro real”. A emulação impõe um conflito aparente com o referente da imagem e atua – concomitantemente – como igual, similar e rival dos acontecimentos do mundo. A partir de dois exemplos da fotografia institucional – as imagens das instalações da hidrelétrica de Itaipu e a imagem da cúpula da Casa Branca assistindo às ações de captura e morte de Osama Bin Laden – o conceito de emulação é proposto em tensionamento com a noção de simulacro do pensador Jean Baudrillard, valendo-se das contribuições de autores como Vilém Flusser e Norval Baitello Júnior para entender as relações e interferências das imagens-êmulos junto às relações sociais e culturais.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Klein, A., & Dias, E. (2024). A Fotografia como Emulação dos Fatos. Comunicação & Sociedade, 43(3), 197–223. https://doi.org/10.15603/2176-0985/cs.v43n3p197-223