Da experiência televisual à experiência mediática: notas iniciais da definição de framework conceitual para análises de materialidades comunicacionais

Autores

  • Carlos Eduardo Marquioni

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/cs.v45n1p169-195

Palavras-chave:

experiência mediática; formas culturais; framework conceitual; digitalização; experiência televisual.

Resumo

Especialmente a partir da segunda metade dos anos 1990, a digitalização potencializou o acesso no mesmo dispositivo a conteúdos que antes eram oferecidos em equipamentos tecnológicos específicos (inclusive em relação a materialidades associadas a ações práticas da vida cotidiana). Defende-se aqui que esse acesso unificado tem promovido uma abstração de “formas culturais”, acarretando potenciais desentendimentos durante a “decodificação” dos conteúdos acessados no gadget em uso. No artigo são apresentadas notas iniciais de framework conceitual em desenvolvimento que articula quatro perspectivas teóricas; extrapolação do que o autor intitulou anteriormente como experiência televisual, o framework experiência mediática almeja constituir alternativa para análises de materialidades comunicacionais para além do suporte tecnológico.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Marquioni, C. E. (2024). Da experiência televisual à experiência mediática: notas iniciais da definição de framework conceitual para análises de materialidades comunicacionais. Comunicação & Sociedade, 45(1), 169–195. https://doi.org/10.15603/2176-0985/cs.v45n1p169-195