Mídia hegemônica e blogues progressistas entre 2003 e 2016: uma disputa de enquadramento

Autores

  • Julio Cesar Lemes de Castro

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/cs.v45n2p37-67

Resumo

A indústria de mídia no Brasil, altamente concentrada, caracteriza-se usualmente pela homogeneidade de enquadramento. Ademais, os veículos ligados às grandes corporações midiáticas e com as maiores audiências tendem a refletir os pontos de vista de uma minoria e nem sempre seguem os bons padrões de jornalismo. Durante os governos de Lula e Dilma, entre 2003 e 2016, a radicalização ideológica do discurso midiático abriu espaço para os chamados blogues progressistas. Estes, apesar de contarem com recursos limitados, procuravam fornecer um contraponto à grande mídia, garantindo algum pluralismo, oferecendo visões alternativas e monitorando seu desempenho. Entre os blogues progressistas e a mídia hegemônica foi estabelecida assim uma disputa de enquadramento.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Lemes de Castro , J. C. (2024). Mídia hegemônica e blogues progressistas entre 2003 e 2016: uma disputa de enquadramento. Comunicação & Sociedade, 45(2), 37–67. https://doi.org/10.15603/2176-0985/cs.v45n2p37-67