Ir al menú de navegación principal Ir al contenido principal Ir al pie de página del sitio

Artigos

Vol. 45 Núm. 2 (2023): Comunicação & Sociedade, maio-ago.

Mídia hegemônica e blogues progressistas entre 2003 e 2016: uma disputa de enquadramento

  • Julio Cesar Lemes de Castro
DOI
https://doi.org/10.15603/2176-0985/cs.v45n2p37-67
Enviado
julio 1, 2024
Publicado
2024-07-25

Resumen

A indústria de mídia no Brasil, altamente concentrada, caracteriza-se usualmente pela homogeneidade de enquadramento. Ademais, os veículos ligados às grandes corporações midiáticas e com as maiores audiências tendem a refletir os pontos de vista de uma minoria e nem sempre seguem os bons padrões de jornalismo. Durante os governos de Lula e Dilma, entre 2003 e 2016, a radicalização ideológica do discurso midiático abriu espaço para os chamados blogues progressistas. Estes, apesar de contarem com recursos limitados, procuravam fornecer um contraponto à grande mídia, garantindo algum pluralismo, oferecendo visões alternativas e monitorando seu desempenho. Entre os blogues progressistas e a mídia hegemônica foi estabelecida assim uma disputa de enquadramento.