Skip to main navigation menu Skip to main content Skip to site footer

Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  • As URLs citadas foram checadas e estão funcionando normalmente, ou seja, direcionando link automático para a referência descrita.
  • O texto está de acordo com as normas da revista, descritas em Diretrizes para Autores.
  • No caso de artigos, a identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares.

Author Guidelines

A revista Comunicação & Sociedade (C&S), da Universidade Metodista de São Paulo – ISSN 2175-7755 / Qualis B1 (2017-2020) / h5= 8 –, comunica que recebe textos inéditos, em fluxo contínuo para as suas edições. Não há deadline para submissões de artigos científicos e resenhas críticas. Os (as) interessados(as) devem enviar os textos pelo sistema online https://revistas.metodista.br/index.php/comunicacaosociedade. Para submeter o artigo, o autor(a) deve se cadastrar no portal e seguir as instruções do sistema.

A Revista não cobra dos autores nacionais ou internacionais taxas para a submissão, processamento ou publicação dos artigos e resenhas, nem são cobradas taxas para acesso e leitura do material publicado.

Os textos devem versar sobre temas relacionados aos processos comunicacionais, com ênfase em pesquisas empíricas e reflexões teóricas sobre os meios de comunicação social, seus fluxos de produção, difusão e recepção e suas relações socioculturais; nos atos comunicacionais das organizações junto aos diversos públicos de interesse, nas dimensões e linguagens da divulgação do conhecimento tecno-científico e nas presentes inovações tecnológicas. As resenhas devem abordar obras publicadas nos últimos dois anos.

 SUBMISSÃO DE TEXTO E NORMAS EDITORIAIS

Todos os textos submetidos à C&S devem ser originais do(a) autor(a) ou grupo de autores(as) e inéditos. Cada trabalho deve ter, no máximo, três autores. São aceitos textos publicados em anais de congressos e nos idiomas português, inglês e espanhol. Os materiais poderão ser submetidos nos seguintes gêneros:

  • Artigo científico: relato de pesquisa com apresentação de objetivos de pesquisa, metodologia e resultados. Entre 31 e 40 mil caracteres com espaços, fonte Arial ou Times New Roman, corpo 12, espaçamento entre linhas 1,5. São aceitos artigos de doutores e doutorandos. Mestres e mestrandos poderão submeter artigos em coautoria com um pesquisador doutor.
  • Resenha: análise crítica de obra, tese, monografia, publicação ou programa. Entre 8 e 10 mil caracteres com espaços, fonte Arial ou Times New Roman, corpo 12, espaço entrelinhas 1,5. São aceitas resenhas de mestres e doutores.

Todos os textos, resenhas e artigos, devem apresentar as seguintes informações:

  • Título, resumo, palavras-chave em português, inglês e espanhol, nessa ordem. As resenhas não precisam apresentar resumos e palavras-chave.
  • Os autores são responsáveis pela revisão gramatical e ortográfica do texto.
  • Quanto às normas de citação e referência, a C&S segue as orientações da ABNT.
  • Os artigos não podem vir com qualquer tipo de identificação dos autores.
  • Todos os autores devem inserir o currículo no sistema (na aba metadados), em português, inglês e espanhol, nessa ordem.
  • O currículo deve trazer apenas as seguintes informações: formação inicial, última titulação, local da última titulação, filiação acadêmica atual, filiação a grupo de pesquisa, ORCID, e-mail e indicação para o currículo lattes (pesquisadores que atuam no Brasil).

PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE TEXTOS

Os artigos submetidos à C&C são tratados de maneira profissional e dentro dos padrões científicos internacionais. A avaliação é às cegas, por isso a importância da não identificação nos textos para assegurarmos a imparcialidade. Os textos são recebidos pela Comissão Editorial e distribuídos a dois pareceristas externos. Para ser publicado, precisa ser aprovado pelos dois pareceristas externos. Em caso de empate, um aceite e uma recusa, um terceiro parecerista será chamado(a) para avaliar o trabalho enviado.

Já as resenhas submetidas à C&S, para serem publicadas, deverão ser aprovadas por dois membros da Comissão Editorial da própria revista. Em caso de necessidade, um terceiro parecerista será chamado(a) para avaliar o trabalho enviado.

Os artigos e resenhas estão sujeitos a três pareceres: 1) aceito como está; 2) aceito com revisões; ou 3) recusado.

Os pareceristas analisam os textos conforme as seguintes recomendações:

  • Relevância e pertinência do tema
  • Grau de contribuição científica (aspectos de originalidade e inovação no que diz respeito aos recursos teórico-metodológicos utilizados)
  • Propriedade e atualização da bibliografia
  • Adequação do trabalho ao perfil editorial da revista
  • Linguagem e redação (estrutura, coerência e correção do texto)
  • Aplicação das normas da ABNT.

A decisão da Comissão Editorial, com base nos pareceres recebidos, é irrevogável.

CONDIÇÕES PARA A SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade do trabalho em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  • As URLs citadas foram checadas e estão funcionando normalmente, ou seja, direcionando link automático para a referência descrita.
  • O texto está de acordo com as normas da revista, descritas em Diretrizes para Autores.
  • No caso de artigos, a identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares.

ORIGINALIDADE E INEDITISMO

Consideram-se originais as proposições e tratamentos teóricos, metodológicos e analíticos que não encontram precedentes na revisão bibliográfica de uma dada área do conhecimento e que, portanto, gozem de um caráter inovador. Para que um texto seja inédito, este não deve ter sido publicado anteriormente. Isso inclui formatos impressos e digitais, com ou sem registro. Em casos de trabalhos que constem em anais de eventos e materiais já disponíveis em repositórios institucionais (dissertações e teses), os autores são incentivados a revisar suas produções levando em consideração as discussões feitas com os pares antes de realizar submissão à revista. Solicita-se também que o trabalho submetido seja referenciado, indicando-se o evento científico, no caso do artigo ser oriundo de anais, ou a dissertação e tese, respeitando-se nos dois casos as normas de avaliação às cegas.

REDUNDÂNCIA OU DUPLICAÇÃO DA PUBLICAÇÃO

Todos os artigos passam por processo de detecção de redundância tanto por programas antiplágio como por ação humana. Os resultados são informados aos editores, que passam a investigar e a reunir provas documentais. São observadas a extensão e a natureza da redundância.

Se a sobreposição não for significativa, os revisores serão informados da decisão e dos procedimentos da revisão. Em casos de sobreposição menor – com alguns elementos de redundância ou sobreposição legítima (por exemplo, exposição de métodos, atualização de análises já feitas ou discussão focada em públicos diferentes) – o autor/a será contatado e informado sobre a posição do periódico. Será explicado que aquele trabalho secundário deve referenciar o original ou, então, ter o material em sobreposição removido. Esse procedimento é acompanhado de revisão e decisão editorial.

Para sobreposições extensas ou resultados muito similares, evidenciando que o autor/a tentou esconder a redundância, não citando o trabalho anterior, haverá contato por escrito apresentando documentação que evidencia duplicação ou redundância e a declaração assinada por ele de que o trabalho submetido não foi publicado em nenhum outro lugar.

Se a resposta do autor/a for satisfatória – por exemplo, republicação legítima – este será informado sobre a posição do periódico e o comportamento futuro esperado. Quando a resposta for insatisfatória ou houver admissão de culpa, o autor/a será informado sobre a rejeição de sua submissão e os editores considerarão informar o ocorrido aos agentes superiores e/ou responsáveis pela pesquisa. O revisor também será avisado sobre a ação tomada.

Artigos

Política padrão de seção

Privacy Statement

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.