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Considerando o papel da comunicação para a efetividade dos programas de coleta seletiva (PCS) de resíduos, a pesquisa teve como objetivo analisar o processo comunicacional utilizado entre os atores envolvidos nos PCS de resíduos. Para consecução do objetivo, utilizou-se como estudo de caso um município localizado no interior do estado de São Paulo, no Brasil. Na pesquisa foram criados diagramas de transmissão da informação, baseados no modelo de Shannon e Weaver e adaptado por DeFleur, para que então fossem identificadas as lacunas da comunicação no PCS explorado e indicadas possibilidades de melhoria. Dentre os resultados obtidos no estudo constatou-se que há o distanciamento entre população e cooperativa que prejudica a interatividade entre estes atores; as informações veiculadas atualmente são insuficientes para reforçar o comportamento na população, pois não levam em consideração fatores ambientais, sociais e econômicos como forma de mobilização; e o meio de comunicação mais eficaz perante a população (autofalantes nos caminhões) já não é mais utilizado para divulgação do programa, sendo certa a compreensão de que a informação suficiente está pautada naquela capaz de conscientizar a população, bem como mobilizá-la para aderir ao programa. Desta forma, a comunicação no PCS analisado ainda carece de melhorias, uma vez que o estudo identificou ruídos na comunicação que conduzem a falhas na coleta seletiva do município em questão.