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Artigos

Vol. 44 Núm. 1 (2022): Comunicação & Sociedade, jan.-abr.

Consumo de mídias sociais e participação online dos eleitores de Salvador por região administrativa da capital nas eleições presidenciais de 2018

  • Rosane Soares Santana 
DOI
https://doi.org/10.15603/2176-0985/cs.v44n1p69-105
Enviado
julio 1, 2024
Publicado
2024-07-25

Resumen

Este artigo investiga o uso de plataformas digitais de mídias sociais pelos eleitores de Salvador (BA), nas dez regiões administrativas da capital baiana, durante as eleições presidenciais brasileiras de 2018. Os dados foram levantados por meio de survey domiciliar, com amostragem estratificada por sexo, idade e escolaridade e sorteio aleatório dos bairros, ruas e entrevistados. As cotas foram definidas e aplicadas com base nas estatísticas do eleitorado brasileiro, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e na distribuição da população de Salvador prevista no último Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). Os resultados da investigação revelaram que as áreas que concentram populações com nível de vida mais alto registraram maior número de votantes usuários de mídias sociais que curtiram, comentaram e compartilharam conteúdos sobre política. Assim, o uso dessas ferramentas reproduziu as redes dominantes de poder da capital soteropolitana, com os mais abastados e mais escolarizados participando mais.