Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 44 n. 2 (2022): Comunicação & Sociedade, maio-ago.

Quando o ataque é o programa: as estratégias de campanha de Donald Trump e de Jair Bolsonaro no Twitter

  • Sylvia Iasulaitis 
  • Aiane Oliveira Vieira
DOI
https://doi.org/10.15603/2176-0985/cs.v44n2p5-46
Enviado
julho 1, 2024
Publicado
2024-07-25

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar o uso do microblog Twitter pelos candidatos vitoriosos nos pleitos presidenciais norte-americano em 2016, Donald Trump, e brasileiro em 2018, Jair Bolsonaro. A finalidade é identificar as estratégias utilizadas por ambos os candidatos a partir de uma investigação empírica e comparada por meio de parâmetros e variáveis operativas, buscando verificar especificidades e regularidades a partir de pares relacionais. A estratégia metodológica adotada é quanti-quali, fazendo uso da técnica de análise de conteúdo para classificar as mensagens em categorias que posteriormente foram analisadas de forma qualitativa, buscando inferir as estratégias de campanha adotada. Os resultados mostram que os candidatos privilegiaram a utilização de estratégias de campanha negativa e de ataque, posicionados no espectro ideológico da “extrema direita”.