Práticas pedagógicas na educação inclusiva: revisão sistemática

Autores

  • Lêda Gonçalves de Freitas
  • Cláudia Cristina Fukuda
  • Carla Cristie de França Silva
  • Gustavo Francisco Neto

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n1p31-47

Palavras-chave:

Educação. Inclusão. Práticas pedagógicas.

Resumo

Neste artigo a inclusão escolar é analisada a partir das práticas pedagógicas, pressuposto essencial para a democratização da escola. As leis, as políticas públicas são fundamentais para o exercício da democracia social, mesmo no contexto de dificuldades de garantir os direitos sociais de educação, saúde, emprego, entre outros. O presente manuscrito teve como objetivo mapear estudos brasileiros publicados em periódicos nacionais nas áreas de Psicologia e Educação, que investigaram práticas pedagógicas no contexto da inclusão, e ainda refletir sobre as principais contribuições dessas pesquisas. Após busca sistemática na Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia (BVS-PSI) e no Scielo.br, período 2008-2018, com os descritores inclusão escolar, práticas pedagógicas, práticas inclusivas e aprendizagem, 18 artigos foram considerados. As contribuições dos artigos em relação às práticas pedagógicas inclusivas indicam a presença, ainda, de obstáculos para a garantia da inclusão escolar, sobretudo pelas dificuldades de infraestrutura e formação apropriada dos docentes para atuarem na área. Não obstante, observam-se práticas pedagógicas que visam superar uma educação bancária por meio de ações pedagógicas que provocam os estudantes a serem sujeitos ativos no seu processo de aprendizagem.

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

Gonçalves de Freitas, L., Fukuda, C. C., Silva, C. C. de F., & Francisco Neto, G. (2024). Práticas pedagógicas na educação inclusiva: revisão sistemática. Comunicações, 28(1), 31–47. https://doi.org/10.15603/2176-0985/co.v28n1p31-47